Alckmin participa de seminário sobre juventude e empregabilidade

Evento, que envolve o Terceiro Setor, foi promovido pelo CIEE e pela Gazeta Mercantil

sex, 24/05/2002 - 15h29 | Do Portal do Governo


Os avanços do Terceiro Setor e os passos que ainda precisam ser dados para atrair mais empresas a participarem de trabalho social voltados para a comunidade foram um dos temas abordados no V Seminário realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o jornal Gazeta Mercantil, nesta sexta-feira, dia 24, no auditório do jornal, em Santo Amaro. O governador Geraldo Alckmin abriu o evento, que teve como tema Juventude, Instituições de Ensino e Empregabilidade.

“As empresas modernas não se preocupam apenas com o lucro econômico. Mas também com a comunidade”, observou um dos organizadores do evento, o presidente do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli.

Ele apresentou os resultados alcançados pelo CIEE, que desde sua criação formou mais de três mil estagiários. “Há muitos executivos que dividem seu tempo entre a empresa que dirigem e na administração de uma entidade sem fins lucrativos. Com sua experiência, eles ajudam estas entidades a reduzirem custo e terceirizarem serviços”. Ele destacou a importância de mais empresas participarem do movimento.

Uma das preocupações dos organizadores do seminário é a inserção do jovem no mercado de trabalho, evitando que fique suscetível às drogas. “ O CIEE tem hoje 200 mil estagiários em todo o Brasil. Porém, temos na fila 300 mil jovens à espera de um estágio”, disse o presidente do conselho administrativo da empresa, Antonio Jacinto Palma. Como a procura é maior que a oferta, ele defende que mais empresas dêem a oportunidade de estágios para os jovens. Outro contraponto que impede sua inserção no mercado de trabalho é a falta de preparo. “Às vezes, quando surgem as vagas, ele não tem capacitação. Pensando nisto, o CIEE está investindo em cursos como redação e informática”, conta Palma.

O governador Geraldo Alckmin elogiou o movimento que reúne empresas que se dedicam a causas sociais. “Na medida em que o Terceiro Setor reúne a responsabilidade social de empresas e o trabalho voluntário, isso é fundamental na construção de uma sociedade melhor’, destacou Alckmin, observando que o CIEE poderia ser um grande parceiro do Governo. Por ano, o Terceiro Setor movimenta R$ 3 bilhões. “É bom que o Terceiro Setor cresça porque gera emprego e renda. Este é o caminho”.

Ele pontuou os trabalhos que vem sendo feito em parceria, com sucesso, entre o Governo do Estado e entidades sociais em várias áreas, como o gerenciamento dos 14 hospitais públicos, do programa Qualis, dos Infocentros, e dos Centros de Ressocialização.

Entre as ações do Governo para inserir o jovem no mercado de trabalho, Alckmin destacou o Programa Profissão, realizado em parceria com o Senac e o Sesc que tem como objetivo oferecer curso profissionalizante para o jovem que está saindo do terceiro ano do Ensino Médio. A ampliação das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), tanto na Capital como no Interior também foi lembrada. “Estamos passando de nove para 18 com cursos voltados para a empregabilidade da região onde as faculdades se instalarão”.

Alckmin citou também os Centros de Estudos de Línguas para os alunos no Estado onde são ensinados espanhol, francês, japonês, alemão e italiano. “Educação significa emprego. Por isso, a importância de termos escolas públicas de qualidade” .O governador lembrou ainda do aumento do número de vagas nas universidades públicas como USP, Unesp e Unicamp. “ De 1989 a 2001, abriram-se 200 vagas a mais no vestibular. No ano passado foram abertas 1.085 e vamos chegar até o final do ano com três mil vagas”, disse.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso, falou que o Terceiro Setor pode ajudar muito em todas as áreas onde estiver atuando. “O Governo federal vem implantando um programa de integração de política social para os indutores de violência”. Este programa iniciou-se com um projeto-piloto em Brasília, estendeu-se para quatro Regiões Metropolitanas em São Paulo, em 2001”, o objetivo principal é trabalhar na prevenção primária para evitar-se os primeiros desvios.