Alckmin participa de reunião sobre candidatura de São Paulo para sediar as Olimpíadas de 2012

Encontro contou com a participação da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy

seg, 31/03/2003 - 19h55 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin reuniu-se na tarde desta segunda-feira, dia 31, com o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, a prefeita Marta Suplicy e representantes da imprensa para debater a possibilidade da cidade de São Paulo sediar as Olimpíadas de 2012. O encontro foi realizado no Parque do Anhembi, no escritório do Comitê de Postulação à Sede dos Jogos Olímpicos.

Alckmin lembrou que independentemente dos jogos olímpicos, São Paulo já está avançando na questão de infra-estrutura esportiva. ‘Em maio deste ano, fica pronta a nova pista de atletismo do Complexo do Ibirapuera, em parceria com a Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F. Com isso, São Paulo trará de volta o Troféu Brasil de Atletismo, que há oito anos não era realizado na Capital’.

Um dos locais que poderá ser utilizado na olimpíada, caso venha para São Paulo, é o novo projeto arquitetônico do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Complexo do Ibirapuera), que será definido em maio após concurso aberto em dezembro de 2002. ‘Em maio será realizada a premiação do vencedor, que sairá de um dos 155 escritórios de arquitetura inscritos. Todo o investimento do projeto será privado’, destacou o governador Alckmin.

No dia 13 de dezembro de 2002 foi formalizado ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o interesse de São Paulo em sediar os jogos de 2012. É a primeira vez que a Capital paulista se candidata. Para o secretário, Lars Grael, São Paulo é uma forte candidata. ‘Os problemas urbanos que a cidade tem, infelizmente, são problemas comuns em quase todos os centros urbanos do País e precisamos apresentar soluções’, disse.

São Paulo vai disputar com Nova Iorque, Madri, Toronto, Paris, Moscou, Istambul e Londres. Lars Grael lembrou que nunca foi realizada olimpíadas na América do Sul. ‘Até em um aspecto de revezamento, eu acredito que chegou a vez do Brasil’.

O secretário lembrou que em 2003 será definido entre São Paulo e Rio de Janeiro, cidade que também mostrou interesse em sediar as olimpíadas. Em 2005, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulga a cidade olímpica’, explicou o secretário.

Macedo Júnior