Alckmin participa de reunião com a Câmara Intermunicipal do ABC

Novidades na área da Segurança Pública e a implantação da Fatec de Mauá foram anunciadas durante o evento

seg, 06/05/2002 - 15h51 | Do Portal do Governo


A Região do Grande ABC terá um reforço de 62 viaturas Blazers, zero quilômetro, para fortalecer o policiamento. Os veículos serão entregues para as polícias Civil e Militar até o fim deste mês. Nesta segunda-feira, dia 6, o governador Geraldo Alckmin participou da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Câmara do ABC. Ele informou que o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, deverá se reunir com os representantes da Câmara para discutir um maior entrosamento entre as Policias estaduais, as prefeituras e a sociedade civil.

A soma de esforços na área da Segurança foi sugerida pelo novo coordenador-executivo da Câmara do ABC, Luiz Tortorello, prefeito do município de São Caetano do Sul. A posse de Tortorello foi dada por Alckmin, que preside a Câmara.

O governador também anunciou que a região será beneficiada com um número maior de policiais militares atuando no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo. Segundo ele, os 6 mil soldados temporários e os 4 mil Guardas de Muralha – que foram contratados pelo Governo do Estado – já estão em fase de treinamento. “Eles vão liberar os policiais militares que atualmente fazem serviços de apoio e guarda de presos nas penitenciárias”, explicou.

Além das novidades na área da Segurança, foram assinados 11 acordos durante a reunião. As medidas envolvem as áreas da educação, saneamento ambiental, infra-estrutura, saúde, atendimento ao jovem, combate à violência e apoio às micro e pequenas empresas.

A implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mauá foi autorizada. A unidade será gerenciada pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e terá 80 vagas inicialmente. As aulas começam no mês de agosto com o curso de Tecnologia da Informação com ênfase em gestão de negócios. Ao final dos seis semestres do curso, a Fatec de Mauá estará funcionando com a capacidade máxima, atendendo 480 alunos.

Alckmin também entregou um microônibus escolar para Mauá e autorizou a instalação de um Centro de Estudos de Línguas na Escola Estadual Marlene Camargo Ribeiro. Este é o 20º Centro de Estudos de Línguas implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação. No local, serão oferecidos os cursos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês para os alunos da rede estadual.

Na área da Saúde, Alckmin afirmou que até o mês de junho será inaugurada a ala de internação do Hospital de Santo André. “E até o fim deste ano, o Hospital estará funcionando com capacidade total”, adiantou. Sobre os piscinões, o governador lembrou que até o ano de 1994, o ABC não tinha nenhum reservatório para contenção de enchentes. “Hoje, está sendo inaugurado o sétimo piscinão da região, no município de Diadema”, disse, explicando que essas obras são feitas em parcerias com as prefeituras. “Há mais cinco piscinões que ficarão prontos até setembro, dois em licitação e mais um em fase de estudos”, destacou.

No setor dos Transportes, a Região do ABC será beneficiada com o Programa de Recuperação de Estradas, que contará com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “A Rodovia Índio Tibiriça, que liga Suzano até Ribeirão Pires, será recapeada e terá terceira faixa, acostamento e áreas de refúgio”, disse Alckmin. Ele também lembrou que o Rodoanel Mário Covas passará pelo ABC quando for concluída a Asa Sul, que engloba as estradas Anchieta e Imigrantes.

Cíntia Cury / Rogério Vaquero