Alckmin participa de Missa de Ação de Graças pela recuperação de Dom Mauro Morelli

Celebração foi a primeira realizada pelo bispo na Capital após seu acidente

dom, 19/10/2003 - 13h37 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou neste domingo, dia 19, da Missa de Ação de Graças pela recuperação de Dom Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias (RJ), que foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

A missa foi a primeira celebrada pelo próprio bispo, na Capital, depois de sua recuperação do acidente sofrido em 19 de julho deste ano, tendo sido atendido no Hospital das Clínicas até o início de setembro.

‘É com grande alegria que tivemos hoje aqui a presença de um belíssimo coral, dos médicos, das enfermeiras e dos profissionais que trataram de Dom Mauro Morelli e proprocionaram a sua recuperação’, disse Alckmin.

O governador lembrou que o bispo é paulista e está ‘emprestado’ ao Rio de Janeiro e que sua atuação no Estado é muito importante. ‘Ele nos ajudou a organizar o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e esteve conosco em Itapecerica da Serra entregando o bilionésimo litro de leite do Programa Viva Leite, na quinta-feira’, enfatizou. ‘É uma satisfação a gente vê-lo bem de saúde e mostra o quanto o Hospital das Clínicas e a saúde pública em São Paulo está avançando.’

A celebração ocorrida nesta manhã contou com a presença também da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, e dos secretários da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce; da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles; da Educação, Gabriel Chalita; e também do rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista.

Os secretários da Educação e da Ciência e Tecnologia fizeram a primeira e segunda leitura, respectivamente. Em seguida, o bispo foi abençoado pelo rabino Henry Sobel, que agradeceu a Deus pela saúde de Dom Mauro Morelli.

‘Eu tenho procurado ser fiel aos pequeninos. E tenho certeza que a minha recuperação se deve à bondade de Deus, do povo que pediu com tantas línguas, tantas religiões e dos médicos que foram muito competentes e humanos’, disse o bispo.

Ele contou que ao lado de sua cama na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) havia uma moradora de rua, que era tratada com a mesma atenção. ‘O Hospital das Clínicas é uma casa extraordinária. Eu pedi ao governador para celebrar essa missa, para manifestar a minha gratidão a ele. É um gesto de carinho e de gratidão. Ele esteve lá três vezes, em duas eu ainda estava insconsciente.’

Dom Mauro encerrou a missa dizendo que louvava a Deus pela vida e agradeceu a todos que de alguma forma ajudaram em sua recuperação.

Biografia

Dom Mauro Morelli, 68 anos, nasceu em Avanhandava, interior de São Paulo. Ordenou-se padre em 1965 e assumiu o bispado dez anos mais tarde. Em maio de 1981 assumiu a Diocese de Duque de Caxias no Rio de Janeiro. É formado em Filosofia, pelo Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de Porto Alegre, e em Teologia, pelo Saint Mary’s Seminary and University, em Baltimore, nos Estados Unidos. Ele ainda integra o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e preside o Consea de Minas Gerais, além de ser um dos integrantes do Comitê Permanente de Nutrição da ONU.

Lilian Santos