Alckmin participa de meditação e Lien Ch’i no Parque Villa Lobos

O Estado oferece medicina chinesa em hospitais do SUS

dom, 07/12/2003 - 13h09 | Do Portal do Governo


O Parque Villa Lobos, na Zona Oeste da Capital, foi palco da “Caminhada Pró-Saúde”, neste domingo, dia 7, com a participação do governador Geraldo Alckmin, da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, dos secretários da Juventude Lars Grael, da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e Educação, Gabriel Chalita, além dos freqüentadores do parque.

Organizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, por meio do Programa Gente no Parque, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa Holística em Medicina (Ibraphema), o evento tem por objetivo combater o estresse, promover a saúde e uma melhor qualidade de vida dos mais de 10,4 milhões moradores da Capital Paulista.

Além de manter esse programa no parque, com a realização de Lien Ch’i, uma técnica chinesa de exercício corporal, o Governo do Estado oferece acupuntura e meditação em hospitais da rede pública. Atualmente, os hospitais do Mandaqui e da Cachoeirinha e o Posto de Assistência Médica Várzea do Carmo oferecem esse serviço. Segundo o secretário da Saúde, essas técnicas estão sendo desenvolvidas graças a um convênio do Estado com a Associação Brasileira de Medicina Chinesa.

Barradas afirmou que as técnicas devem ser expandidas para outros hospitais do Estado, inclusive no Interior. Ele disse que o treinamento de acupuntura já está começando no Hospital Universitário de Presidente Prudente.

No hospital do Madaqui está sendo oferecido treinamento para capacitar profissionais da área na medicina chinesa para expandir o serviço para outras unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As técnicas da medicina chinesa estão sendo utilizadas para prevenção e tratamento de algumas doenças, como diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas, dores articulares e doenças crônicas. “Isso evita o consumo exagerado de medicamentos, reduz o número de internações e cirurgias”, declarou Alckmin.

As técnicas também estão sendo aplicadas em policiais militares e estão sendo levadas para a rede pública de ensino, com o objetivo de reduzir a ansiedade, prevenir doenças e melhorar a saúde. “Com a acupuntura se obtém bons resultados nesses casos”, destacou o governador.

“Sou adepto da medicina chinesa porque é uma cultura milenar que promove a saúde”, afirmou Alckmin. O governador lembrou que a melhoria da qualidade de vida depende de atitudes simples como movimentar o corpo, caminhar e fazer ginástica. “Além de ativar a circulação, melhorar a atividade cardíaca, o sistema muscular e o aparelho digestivo, movimentar o corpo também melhora o humor, reduz o estresse e evita doenças, como a osteoporose.”

Os presentes tiveram a oportunidade de participar de uma caminhada de 1200 metros e uma sessão de Lien Ch’i, comandada pelo doutor Jou Eel Jia. Antes da sessão, o governador e a dona Lu soltaram 10 mil balões simbolizando saúde, paz e harmonia para São Paulo. Após os exercícios, foram dadas palestras no parque sobre saúde da mulher e medicina tradicional chinesa

A técnica oriental

Lien Ch’i é uma técnica oriental, originária do Kung Fu, caracterizada por exercícios corporais intensos, direcionada a adolescentes e pessoas com menos de 50 anos, para combater o estresse. Ela consiste em oito movimentos de ginástica, que mexem com diferentes sistemas do corpo humano, combinando com a respiração. O Lien Ch’i tem sido usado em unidades da Polícia Militar com bastante sucesso.

Programa Gente no Parque

Desenvolvido pelo médico e especialista em artes e medicina oriental Jou Eel Jia, por meio do Projeto Ecologia, Espiritualidade, Saúde e Harmonia, e aprovado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, o Gente no Parque tem o objetivo de agir contra o estresse, fortalecer a cidadania pela aplicação de técnicas simples e inovadoras em educação, promovendo a saúde e a qualidade de vida.

Lançado em 20 de setembro deste ano no Parque Villa Lobos, o Gente no Parque foi estruturado por coordenadores com reconhecido valor e tradição no ensino da Medicina Tradicional Chinesa na Capital e será associado às práticas já existentes nos parques, como caminhada, cooper, alongamento, atletismo e ginásticas geral e olímpica.

A Secretaria da Juventude, com entidades parceiras, está criando espaços de trocas e consultas, abrindo verdadeiros bazares nos parques e praças. Ela ainda está implantando o treinamento continuado de todos os que se predispõem a assumir as funções de monitores e multiplicadores das atividades junto aos freqüentadores. Tudo gratuitamente.

Villa Lobos

O Parque Villa Lobos recebe semanalmente cerca de 53 mil freqüentadores. Em sua área de 750 mil metros quadrados, 650 mil são de verde. Depois de revitalizado, em 1998, conta atualmente com anfiteatro, playground, lanchonete, pista de cooper, ciclovia, campo de futebol, aparelhos de ginástica e várias quadras (poliesportiva, futsal, basquete, tênis, vôlei de praia e futebol de areia). O parque ainda oferece um estacionamento com 750 vagas, inclusive para portadores de deficiência.

Cíntia Cury/Lilian Santos