Alckmin participa de leilão de gado simental em Araras

A raça simental é apreciada por sua pigmentação, rendimento de couraça e maciez da carne

sáb, 19/03/2005 - 16h39 | Do Portal do Governo


‘A cadeia produtiva da agropecuária, começando do produtor, passando para o abate e o transporte, indo para o comércio e a indústria do couro calçadista, é o maior empregador do Brasil’, disse o governador Geraldo Alckmin, ao participar, neste sábado, dia 19, em Araras, da abertura do Leilão de Gado Simental Sul-Africano 2005.

O leilão foi realizado na Fazenda Belmonte, de propriedade de Ivan Zurita, presidente da Nestlé do Brasil. A Agropecuária Zurita, que promoveu a venda dos animais, é pioneira na clonagem, sexagem de sêmen e análise de DNA de gado da raça simental. O simental é apreciado por sua pigmentação, o rendimento de couraça e a maciez da carne.

Em sua terceira edição, o leilão deste ano apresentou 30 animais. Um deles foi arrematado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, por meio de representante. Na edição passada as vendas superaram US$ 1 milhão.

Ao abrir o evento, Alckmin disse que o Brasil é o maior produtor mundial de gado bovino e São Paulo seu maior exportador. Ele destacou que nessa fazenda a biotecnologia e a genética estão a serviço do desenvolvimento.

‘Meu pai foi veterinário a vida inteira e esta é uma atividade que aproxima o homem de Deus, além de ter grande valor econômico’, afirmou.

O eventou contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas, a maioria pecuaristas. Entre eles, muitos exercem outras atividades, como as apresentadoras Xuxa e Hebe Camargo e o humorista Tom Cavalcante.

Takao Miyagui