Alckmin participa de lançamento de evento que discutirá empreendedorismo juvenil

São Paulo foi escolhida para sediar evento por ter a maior porcentagem de empreendedores per capita do mundo

ter, 27/09/2005 - 11h14 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, dia 27, do lançamento do 10º Congresso Mundial de Jovens Empreendedores. O evento vai discutir as iniciativas comerciais da juventude. São Paulo foi escolhida como sede do evento por possuir a mais alta porcentagem de empreendedores per capita do mundo. Esta será a primeira vez, em dez anos, que o evento será sediado num país da América do Sul. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está entre as sete nações mais empreendedoras do mundo.

Voltado ao desenvolvimento de laços comerciais entre jovens empreendedores de todo o mundo, o Congresso será realizado entre os dias 15 e 17 de março de 2006, em São Paulo. O objetivo é apresentar ao mercado brasileiro novos conceitos de negociações globais. O evento oferecerá aos participantes a oportunidade de criar, na prática, joint ventures com pequenos e médios empresários de diversas partes do mundo.

“Esse encontro mundial vai trazer à juventude oportunidade de poder crescer na atividade empreendedora, uma plataforma do mundo globalizado para troca de experiências, negócios, comércio exterior, mas, principalmente, trazer um forte sentido educativo, que é o trabalho que realiza o ser humano e estimular para o empreendedorismo através do conhecimento, da educação e da tecnologia”, afirmou o governador.

O 10º Congresso, que conta com o apoio das Nações Unidas, será promovido pelo Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial do Estado de São Paulo. A expectativa é reunir mais de 1.000 participantes de 50 países.

De acordo com o secretário geral do congresso e presidente da Universidade Mundial do Comércio (WTY – World Trade University), Sujit Chowdhury, países como a Coréia do Sul, África do Sul e Tailândia, entre outros, concorreram com o Brasil para a realização do evento do ano que vem. “Visitei as sedes e tive de comparar. O melhor entusiasmo e a melhor acolhida foram aqui. Também precisava de um local onde a atividade econômica fosse forte. E São Paulo tem isso”, ressaltou.

Nas edições anteriores, o evento atraiu 5.200 participantes e promoveu cerca de 350 joint ventures, com valores que variaram de US$ 20.000 a US$ 35 milhões.

Alckmin designou a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico para colaborar com a realização do evento em março do ano que vem, oferecendo o apoio institucional do Estado. “O secretário João Carlos Meirelles será o grande parceiro para que possamos ajudar no que for necessário para que possamos receber aqui delegações do mundo todo para essa plataforma mundial voltada ao empreendedorismo”, disse.

O relacionamento internacional do Governo e o comércio exterior paulista estão entre as atribuições da Secretaria, que já recebe delegações de diversas partes do mundo e promove missões comerciais ao exterior na busca desse tipo de parcerias.

Além disso, o Governo paulista já desenvolve diversos programas em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, responsável pela realização do evento em São Paulo. Um deles é o Exporta – São Paulo, um processo para internacionalização das empresas paulistas que tem sido levado a todas as regiões do interior.

Cíntia Cury