Alckmin participa de inauguração do maior templo budista da América Latina

Templo Zu Lai, na cidade de Cotia, tem 150 mil metros quadrados e abriga faculdade budista

dom, 05/10/2003 - 12h42 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou, neste domingo, dia 5, da cerimônia de inauguração do Templo Budista Zu Lai, na cidade de Cotia, região da Grande São Paulo. Na opinião do governador, o templo, que é um dos maiores do mundo, é importante para o Estado. “Entendido como filosofia e como religião, o budismo tem princípios extremamente importantes e necessários à humanidade, como a paz, o respeito e o equilíbrio. São fundamentais nos dias de hoje e no mundo em que vivemos”, afirmou.

Com 150 mil metros quadrados de área, o templo é o maior da América Latina e vai abrigar uma faculdade budista, que oferecerá cursos de psicologia, filosofia, história e letras. Todos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Os recursos para a construção do templo, de cerca de R$ 12 milhões, foram doados pela comunidade budista da China.

O templo também atende cerca de 130 crianças carentes da região de Cotia e, este ano, vai doar um total de 600 cadeiras de rodas para Santas Casas, Apaes, Fundos Sociais de Solidariedade Municipais e demais associações assistenciais credenciadas.

O templo foi inaugurado pelo venerável mestre Hsing Yün, tão popular na Ásia quanto o Dalai Lama.

Cíntia Cury