Alckmin participa de inauguração de maternidade em Guarulhos

Unidade construída com parceria do Estado, terá atendimento 100% gratuito

seg, 16/12/2002 - 12h27 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou, nesta segunda-feira, dia 16, da inauguração da Maternidade Jesus, José e Maria, no município de Guarulhos, região da Grande São Paulo.

Construída pela Associação Beneficente Jesus, José e Maria, em parceria com os Governos Federal, Estadual e municipal, a unidade será referência no atendimento a gestantes no município e região. Para Alckmin, a maternidade é uma demonstração do quanto é promissor o crescimento do terceiro setor, das ONGs e do trabalho voluntário. O Governo paulista destinou R$ 1,9 milhão à nova maternidade. Os recursos foram utilizados no projeto e na aquisição de equipamentos.

Na opinião do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, a nova unidade é o símbolo de uma parceria da sociedade civil organizada com os diversos níveis de Governo.

A maternidade vai oferecer atendimento gratuito, 100% Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma enorme alegria, às vésperas do Natal, termos aqui, na segunda maior cidade do Estado, a abertura desta maternidade com tecnologia avançada e 100% de gratuidade no atendimento, respeitando os princípios do SUS”, afirmou o governador.

Com 66 leitos, o hospital vai empregar 400 pessoas e tem capacidade para realizar, mensalmente, 600 internações, 500 partos, internações de patologias obstétricas e de recém-nascidos graves, além de quatro mil procedimentos ambulatoriais.

O presidente da diretoria executiva da nova unidade, Nelson Schiavi, destacou que o hospital vai oferecer aos pacientes do SUS a mesma tecnologia de maternidades particulares. Ela foi idealizada há mais de 20 anos por Maria José Cursi, conhecida como dona Pina, com a concepção do parto com respeito e solidariedade à mãe carente.

Alckmin lembrou que o Governo do Estado entregou, há dois anos, um hospital regional em Guarulhos e que, aos poucos, a saúde pública vem melhorando. De acordo com o governador, os índices de mortalidade infantil apresentaram queda de 37% em oito anos. Em 1995, morriam 25 bebês de cada mil nascidos vivos. Hoje, esse número caiu para 15. “Agora, precisamos reduzir a mortalidade materna. E esta unidade vai ajudar de forma significativa na redução desse índice”, afirmou.

Gislene Lima / Cíntia Cury