Alckmin participa de inauguração da nova sede da Associação Paulista de Cerâmicas

Evento foi realizado em Santa Gertrudes, local onde será instalada, em três meses, uma escola técnica do setor

sex, 22/08/2003 - 16h03 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, dia 22, da inauguração da nova sede da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), em Santa Gertrudes, região de Rio Claro.
“Essa inauguração é a agenda positiva do desenvolvimento. É assim que vamos superar as dificuldades: com trabalho, aumento de exportação, competitividade das cadeias produtivas e organização dos setores”, enfatizou Alckmin.

Segundo o presidente da Aspacer, João Oscar Bergstron, essa sede vai funcionar como grande ponto de referência, onde as delegações internacionais encontrarão, além dos produtos do pólo, informações sobre cada uma das 42 cerâmicas associadas à entidade. O novo prédio tem estandes de exposição permanente das empresas ligadas à Aspacer, onde as indústrias oferecem todos os produtos de revestimento disponíveis no mercado.

A Associação, que existe desde 1999 e tem como objetivo unir e desenvolver o setor, representa o maior centro produtor de cerâmicas das Américas. O setor cerâmico paulista é responsável por 59,5 % da produção nacional, gerando 13 mil empregos diretos e 195 mil indiretos no Estado. O município de Santa Gertrudes participa com 65,4% da produção paulista e 39% de toda a produção brasileira.

A nova sede deve tornar-se um centro de referência da indústria cerâmica de revestimento paulista, já que está localizada no maior pólo cerâmico de revestimento do Brasil, como observou Alckmin. “O município de Santa Gertrudes é um pólo ceramista, cujas exportações e o mercado interno estão crescendo, propiciando bastante emprego”, explicou ele, acrescentando que a região tem uma boa infra-estrutura e está localizada na melhor esquina do Brasil, entre as rodovias Anhangüera, Bandeirantes e Washington Luís. “Além disso, é servida de energia limpa, do gás natural, que melhora a qualidade final do produto”, completou.

Durante o evento, a Associação anunciou a implantação da Escola de Formação Técnica em Cerâmica e Qualificação Profissional no município, que deverá ser inaugurada dentro de três meses.

O governador falou também que a arrecadação está caindo e, por isso, só há um caminho que é o do crescimento econômico. “As reformas por si só não resolvem, embora façam parte de uma agenda positiva”, afirmou ele, explicando que o Estado perdeu no mês R$ 118 milhões de ICMS. “É preciso criar atividades como esta para se fortalecer o empreendedorismo”, concluiu.

Gláucia Basile / Takao Miyagui