Alckmin participa de inauguração da Cia. Belgo Mineira em Piracicaba

Ampliação irá permitir a produção de 1,1 bilhão de toneladas de barras de aço por ano

sex, 01/04/2005 - 14h49 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou, nesta sexta-feira, dia 1º, em Piracicaba, da inauguração de ampliação da Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira, segunda maior produtora mundial de aço.

A ampliação da usina irá permitir a produção de 1,1 bilhão de toneladas de barras de aço por ano, além de atingir os mercados do Norte e Nordeste do País. Antes eram produzidos anualmente 500 mil toneladas de barras de aço.

Segundo o governador, a usina é um insumo de desenvolvimento para o Estado numa área estratégica que é a produção de aço. Ele destacou a importância para o desenvolvimento sustentável, pois sucatas são utilizadas para a reciclagem. “Aqui começa a cadeia produtiva de um dos setores que mais abrem postos de trabalho e criam emprego e renda para a população, que é a construção civil.” Ele ressaltou a consolidação de Piracicaba como fortíssimo pólo de desenvolvimento com grande avanço tecnológico.

A usina dedica-se exclusivamente à produção de vergalhões, que são barras de aço usadas na construção civil. Foram investidos R$ 320 milhões na ampliação da fábrica que passou de 93 mil m2 para 96 mil m2 de área construída. Os recursos foram utilizados também na compra de equipamentos, entre eles, bases de tratamento de água e despoeiramento de gases com o objetivo de preservar o meio ambiente.

Segundo o presidente da Belgo-Mineira, Carlo Panunzi, a fábrica é o mais amplo projeto da Belgo e irá consolidar a capacidade exportadora do Estado de São Paulo.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, lembrou que a empresa irá gerar 450 empregos diretos e três mil indiretos. “O investimento de alta tecnologia que gera emprego e impostos para o Estado e para o município que ganha possibilidade de exportação e maior produção, pois esta unidade foi duplicada”, disse Negri.

Belgo-Mineira

A empresa que atua nos setores de siderurgia e prefilaria (fabricação de fios, cabos e vergalhões) chega a produzir cerca de 5 milhões de toneladas por ano. Atua em mais de 60 países e possui 98 mil funcionários. No Brasil, são mais de sete mil pessoas trabalhando, sendo mais de 1,4 mil no Estado de São Paulo.

Carlos Prado/Fernanda Canto