Alckmin participa de homenagem ao ex-governador Franco Montoro

Montoro foi governador de São Paulo entre 1983 e 1987

sex, 31/10/2003 - 15h55 | Do Portal do Governo


Um dos políticos de maior destaque do país, o ex-governador André Franco Montoro, foi homenageado nesta sexta-feira, dia 31, na cerimônia de descerramento de seu busto, no “Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro”, que desde novembro de 2001 leva oficialmente o seu nome, com a promulgação da lei 10.314, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Uma estátua do busto do governador ficará permanentemente exposta na entrada do Terminal 1 e a outra na entrada do Terminal 2. A cerimônia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do presidente da Infraero, Carlos Wilson Campos.

Sobre a homenagem, Alckmin disse que é mais do que justa. “Se há uma pessoa que a vida inteira foi um homem coerente, de absoluta coragem moral, fiel a seus princípios, respeitado até por seus adversários, foi o governador Franco Montoro”, disse, ressaltando que ele deixou um grande ensinamento aos políticos.

Alckmin lembrou que Montoro era um homem à frente de seu tempo. “No período militar, quando a visão era centralizadora, Montoro já pregava a descentralização. Quando se achava que a solução estava somente nas mãos do Governo, ele defendia a participação com a sociedade civil, hoje agrupada no Terceiro Setor”. Alckmin ainda destacou que quando todos os países da América Latina estavam de costas um para o outro, Montoro já pregava a integração latino-americana.

Montoro foi governador de São Paulo entre 1983 e 1987 e um dos fundadores do PSDB (1987), partido que o homenageou como presidente de honra. Ajudou a fundar também o MDB, em 1965, e posteriormente o PMDB, em 1978. Antes disso, havia passado pelo PDC (1950-1966). Franco Montoro também teve uma expressiva carreira acadêmica. Participou da fundação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), onde continuou a carreira como professor da universidade, além de lecionar na Universidade de São Paulo – USP e na Universidade de Brasília – UnB.

Ampliação do Aeroporto de Guarulhos

Um convênio deverá ser assinado nos próximos dias, entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Guarulhos e o Governo Federal, por meio da Infraero, para a construção da terceira pista, no aeroporto de Cumbica. O mesmo já foi feito para a construção da segunda pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

“O Aeroporto de Cumbica é o mais importante da América do Sul e as duas pistas existentes já não são suficientes”, informou Alckmin. Segundo o presidente da Infraero, os investimentos no aeroporto devem ultrapassar a casa de R$ 1 bilhão.

As famílias que ocupam as áreas ao redor deverão ser desapropriadas. As que deixarem a região serão indenizadas. Já para as que optarem em ficar pelas redondezas, está sendo estudado, juntamente com a Prefeitura de Guarulhos, a construção de um conjunto habitacional.

Números que impressionam

O Aeroporto de Cumbica emprega 53 mil pessoas e tem uma circulação diária de 100 mil pessoas (entre passageiros, empregados e visitantes). Tem em seu Interior mais de 370 empresas instaladas e faz ligação com quase 30 países.