Alckmin participa de encontro de governadores com presidente eleito

A reunião foi realizada nesta segunda-feira, dia 25, em Araxá, Minas Gerais

seg, 25/11/2002 - 20h37 | Do Portal do Governo

‘A relação de São Paulo com o futuro Governo Federal será pautada pelo interesse público’. Essa foi a afirmação do governador Geraldo Alckmin, durante encontro dos governadores do PSDB com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, dia 25, no Grande Hotel Araxá, em Araxá, Minas Gerais.

‘Na reunião que os governadores do PSDB tiveram com o presidente Lula, dissemos claramente da importância de participarmos dos debates sobre as grandes reformas do País e que nós vamos colaborar’, afirmou Alckmin. Disse ainda que é um momento político muito importante de maturidade e de interesse público e que Lula demonstrou de maneira clara que quer trabalhar junto e ouvir os governadores.

Alckmin defendeu ainda a proposta de prorrogação do ressarcimento por conta da Lei Kandir, uma vez que o Fundo Orçamentário termina no próximo dia 31 de dezembro e afirmou que o presidente eleito manifestou sua disposição de manter o ressarcimento para os Estados.

Segundo o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, a reunião foi muito proveitosa. ‘O que presenciei foi uma demonstração de como os homens de bem podem contribuir para o Brasil se transformar num País mais justo, fraterno e democrático’, afirmou Lula.

Sobre a renegociação da dívida dos Estados, o governador paulista se colocou contrário aos que não querem pagar ou pretendem quitar apenas 50%. “Contrato de 30 anos sempre pode ser discutido. O que não devemos é descumprir a lei de Responsabilidade Fiscal, que foi um grande ganho de qualidade na política brasileira”, defendeu.

Alckmin também falou sobre Reforma Tributária. Na opinião do governador, é preciso, em primeiro lugar, simplificar o modelo tributário para diminuir a sonegação, reduzir o custo Brasil, substituir os impostos em cascata e evitar a guerra fiscal. Porém, a reforma da Previdência é considerada a mais urgente por Alckmin.

Para o presidente eleito nenhuma das reformas propostas será feita apenas pelo Governo Federal. ‘Só podem ser feitas se houver a instrução de uma proposta consensual entre o presidente da República e os governadores do Estado’, disse Lula.

Também participaram do encontro os governadores atuais e eleitos do PSDB: Lúcio Alcântara (Ceará), Marconi Perillo (Goiás), Simão Jatene (Pará), Cássio Cunha Lima (Paraíba), Aécio Neves (Minas Gerais) e Ivo Cassol (Rondônia).

Takao Miyagui / Carlos A. Prado