Alckmin participa de comemorações dos 40 anos da Faculdade de Medicina da Santa Casa

Governador recebe título Doutor Honoris Causa e ministra aula magna

sex, 23/05/2003 - 15h11 | Do Portal do Governo


A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo comemorou 40 anos de atividades, nesta sexta-feira, dia 23, com aula magna proferida pelo governador Geraldo Alckmin. Ele também recebeu da faculdade o título Doutor Honoris Causa. Esta foi a segunda vez que a instituição outorgou a homenagem. O primeiro título foi concedido ao então provedor da Santa Casa, Christiano Altenfelder Silva, responsável pela criação da Faculdade, em 1969, durante a formatura da primeira turma.

Na aula magna, Alckmin destacou que existem grandes desafios na área da Saúde, porém, dois indicativos demonstram que bons resultados já foram alcançados. Um deles, é a redução nos índices de mortalidade infantil. “Há oito anos, de cada mil bebês nascidos vivos em São Paulo, 25 morriam. Atualmente, esse número caiu para 14,8”, explicou. Segundo o governador, em algumas regiões do Estado, esse índice chega a oito ou nove mortes para cada mil nascidos vivos. Índices semelhantes ao de países europeus.

Alckmin atribui essa queda ao esforço do Governo paulista com o saneamento básico, como água tratada e esgoto sanitário e programas como o Saúde da Família, de atenção à gestante, ao parto, ao recém-nascido, entre outros. “O objetivo é que o Estado todo tenha índices um dígito”, disse.

Outro indicativo apontado por Alckmin foi o aumento da expectativa de vida que, hoje, em São Paulo, varia de 71 a 73 anos. “É um índice crescente. Logo chegaremos aos 75 anos e nos aproximaremos dos 80 anos de vida. E as pessoas têm boa qualidade de vida”, afirmou.

O governador ressaltou ainda que existem problemas financeiros na área da Saúde. “Desde a Constituição de 1988, Saúde é direito do cidadão e dever do Governo. Não é contributiva, ou seja, não precisa pagar, diferente da Previdência. O que é correto. Mas é uma área que precisa ter mais recursos para que se possa investir mais”, enfatizou.

Entre as ações do Governo paulista na área da Saúde, Alckmin destacou a retomada de obras e a entrega de 15 novos hospitais em áreas da periferia e municípios da Grande São Paulo, onde havia falta de leitos hospitalares, como os bairros de Grajaú, na Zona Sul da Capital, e Sapopemba, Zona Leste.

Todas as 15 unidades são gerenciadas por Organizações de Saúde do terceiro setor. São hospitais públicos, com atendimento 100% gratuito, porém, administrados pela sociedade civil organizada, por contrato de gestão.

O governador lembrou ainda que outros hospitais estão em obras, como o Luzia Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, na Zona Leste da Grande São Paulo; o Hospital Francisco Morato, na Zona Norte da Grande São Paulo; e o Hospital Infantil Darcy Vargas, na Zona Oeste da Capital, que tem 50 anos e está sendo reformado, modernizado e ampliado. Estas unidades deverão ser entregues até o fim deste ano. Ele também disse que o hospital da Avenida Doutor Arnaldo, último dos esqueletos da Capital, teve o projeto executivo autorizado para a retomada das obras e será transformado num centro de referência para a saúde da mulher.

Outra obra estadual na área da Saúde é a segunda fábrica da Fundação para o Remédio Popular (Furp), que deverá ser erguida no município de Américo Brasiliense, região de Araraquara, para possibilitar a ampliação da distribuição gratuita de medicamentos pelo programa Dose Certa. A nova unidade está em fase de licitação do projeto executivo.

Cíntia Cury