Alckmin participa de comemoração dos 40 anos de uso da osseointegração para implantes

Técnica utilizada no implante de dentes ou ossos ajuda a reabilitar cerca de 10 milhões de pessoas por ano em 150 países

qui, 22/09/2005 - 10h24 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou na manhã desta quinta-feira, dia 22, da cerimônia de abertura do Congresso de Osseointegração, no Palácio das Convenções do Anhembi, zona norte da capital. O evento, que vai até sábado, também marca a comemoração mundial dos 40 anos do desenvolvimento da técnica que permite a realização de implantes pela fixação de titânio ao tecido ósseo. “Nesta data, comemoramos 40 anos de um dos grandes avanços da ciência em benefício da qualidade de vida das pessoas”, afirmou Alckmin.

A osseointegração é uma técnica desenvolvida nos anos 60 pelo médico sueco Per-Ingvar Branemark que utiliza o princípio da fusão do osso ao titânio para implantes, tanto na odontologia quanto na medicina reconstrutiva. Ele descobriu que o metal se incorporava ao osso e não gerava rejeição posterior por parte do organismo, o que o tornava uma base segura para receber uma prótese fixa de longa duração.

A osseointegração pode ser usada para implantes dentários, reconstrução facial, próteses femurais em pacientes amputados, na otorrinolaringologia, na medicina reconstrutiva e em tratamento alternativo de artrite reumatóide.

Antes disso, a camada de tecido fibroso que crescia em torno do implante diminuía a integridade e estabilidade mecânica do implante ósseo e representava um desafio para a ciência.

A técnica cirúrgica desenvolvida por Branemark é utilizada em 150 países e ajuda a reabilitar cerca de 10 milhões de pessoas por ano.

De acordo com Branemark, o objetivo do congresso, que reúne cerca de 3.000 pessoas de todo o mundo, é partilhar conhecimentos que possibilitem a reabilitação de pacientes que necessitam de implantes dentário ou ósseo. “Estamos aqui porque queremos oferecer qualidade de vida a pessoas que perderam partes de estruturas ou funções de seus corpos ou que perderam dentes”, afirmou.

Na próxima segunda-feira, dia 26, o médico sueco vai inaugurar o Instituto P-I Branemark, em Bauru. O complexo, que ocupa uma área de 2.000 metros quadrados, vai oferecer assistência e tratamento implantodôntico (implante dentário – a chamada ‘terceira dentição’) a pessoas com baixo poder aquisitivo. Também será um espaço para o aperfeiçoamento profissional.

“O Instituto será inaugurado na cidade em que temos o ‘Centrinho’ (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC), instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP), que se utiliza da osseointegração para os trabalhos de correção de fenda palatina, lábio leporino e outras cirurgias importantes”, destacou Alckmin.

O governador destacou ainda que São Paulo é grande produtor de equipamentos de natureza médico-odontológica, inclusive para a osseointegração.

Cíntia Cury