Alckmin participa de comemoração dos 19 anos da Pastoral da Moradia de São Miguel

Durante o evento, governador anunciou a construção de mais mil moradias na região

dom, 18/05/2003 - 12h30 | Do Portal do Governo


A Zona Leste da Capital teve dois motivos para comemorar neste domingo, dia 18. O primeiro foi a autorização do governador Geraldo Alckmin para a construção de mais mil moradias na região e o outro foi o aniversário da Pastoral da Moradia da Diocese de São Miguel Paulista com a assembléia do Movimento Sem-Terra de São Miguel. A pastoral, que completou 19 anos, vem ao longo do tempo realizando um importante trabalho na viabilização de mutirões para a implantação de casas populares.

O secretário da Habitação, Barjas Negri, lembrou que quando assumiu a secretaria, o governador Geraldo Alckmin pediu uma atenção especial para associações de moradores que realizam mutirões. Vários empreendimentos já estavam contratados, mas por problemas de terraplenagem dos terrenos não era possível iniciar a construção. “Já contratamos as empresas para fazer as terraplenagens, o que está possibilitando dar a ordem de serviço”, informou o secretário. Negri informou ainda que em abril já foram assinados convênios com sete associações da Capital, que possibilitarão a construção de 980 unidades por mutirão.

Negri informou ainda que no próximo dia 29 serão assinados convênios com mais nove associações para viabilizar a construção de mais 1500 unidades. “Esses convênios vão além dessas mil unidades autorizadas hoje pelo governador”, destacou. Dessas mil moradias autorizadas neste sábado, o secretário informou que já há terreno regularizado para a construção de 200 moradias. Negri disse que hoje estão em construção, em todo o Estado, 65 mil moradias e que até o final do governo serão 200 mil. “Além de beneficiar as famílias, o sistema de mutirão também gera emprego. São 75 mil empregados para 65 mil moradias em construção”.

O Padre Ticão, liderança da região, agradeceu o apoio que o Governo do Estado tem dado à população da Zona Leste, lembrando da construção de hospitais e da implantação do Campus da USP da Zona Leste, que está em construção, e da Fatec, que já está em funcionamento. Também lembrou do grupo de alfabetização, que conta com o apoio do Governo paulista.

Alckmin disse que comemorar é avançar, porque aquilo que já foi alcançado traça novos desafios. Ele se lembrou que em Itaim Paulista, o Governo Covas-Alckmin inaugurou um hospital, onde as obras estavam paralisadas. Ele lembrou ainda de outros dois hospitais em construção, um em Ferraz de Vasconcelos e outro na Vila Prudente.

O governador disse que vai estudar a possibilidade de utilizar uma área ao lado da Fatec de A.E. Carvalho para construir um clube para portadores de deficiências da região. Também informou que já foi encaminhado um pedido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que até final deste ano deve sair a licitação para a construção de oito Fábricas da Cultura na periferia de São Paulo. “Todas essas fábricas vão ter oficina de arte, canto, pintura, qualificação e requalificação profissional, esporte, ou seja, um grande centro de natureza cultural”, disse o governador.

Pastoral da Moradia da Zona Leste

A Pastoral foi criada em 1984 pelo bispo Angélico Sândalo Bernardino. Em 1985, a entidade conseguiu a assinatura de um convênio para a construção de 377 unidades habitacionais, por meio de mutirão. O Movimento Sem Terra de São Miguel também foi conquista da entidade e atende hoje dez bairros da Zona Leste da Capital: Ponte Rasa, Cangaíba, Guaianases, Artur Alvim, Itaquera, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Vila Esperança, Cidade Líder e Itaim Paulista.

Entre as atividades da Pastoral estão o cadastramento de famílias das comunidades, a organização da Chamada Solidariedade (sistema em que cada família trabalha uma vez por mês em mutirões de terceiros), assinatura e administração dos convênios para construção, assessoria às associações de moradores na constituição de condomínios, além de ser responsável pelo planejamento e execução de mais de quatro mil moradias populares na região.

Rogério Vaquero / Macedo Júnior