Alckmin participa de comemoração da marca de 1 milhão de caminhões da Mercedes-Benz

Número representa cerca de metade da frota de caminhões do Brasil

qua, 24/09/2003 - 13h36 | Do Portal do Governo


A marca de um milhão de caminhões Mercedes Benz produzidos no Brasil foi comemorada nesta quarta-feira, dia 24, na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, com a participação do governador Geraldo Alckmin. De acordo com o governador, a presença da empresa em São Paulo representa a pujança do Estado, o avanço da tecnologia, a qualificação dos trabalhadores e o compromisso com o desenvolvimento.

O presidente da Mercedes-Benz, Ben Van Schaik, informou que do total de um milhão de caminhões produzidos, 15% foram destinados ao mercado externo e aos países mais exigentes do mundo. Também disse que em 2004, a Mercedes vai investir nesta planta R$ 241 milhões em novas ampliações.

O 1.000.000º caminhão a sair da linha de montagem da fábrica é o modelo 1944 S 6×2, o mais potente e sofisticado da família de extra-pesados Mercedes-Benz. O veículo comemorativo foi entregue ao cliente Mário Luft, um dos maiores frotistas do Brasil. “Aqui se produz caminhões e chassis para ônibus que são exportados para toda a América Latina. E motores que são exportados para os Estados Unidos e Ásia. Está comprovado o sucesso, são 47 anos de atividade e esta é uma das melhores fábricas da Mercedes no mundo em termos de competitividade e eficiência”, destacou Alckmin.

Ele também lembrou que a empresa está gerando emprego num momento difícil pelo qual o País atravessa. “Mesmo com a retração da economia, a Mercedes contratou mais de 400 funcionários para esta fábrica”, enfatizou.

Investimentos em infra-estrutura

No ano de 2000, a unidade da Mercedes-Benz enfrentou um problema de enchentes. A resposta do Governo paulista foi rápida e o piscinão Mercedes-Paulicéia está em fase de finalização de construção. A obra, somada às diversas ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Estado na região e ao rebaixamento da calha do Rio Tietê, estão ajudando a evitar enchentes na região.

Além disso, a administração estadual está investindo em infra-estrutura. “São Paulo tem a melhor malha rodoviária do País. E vamos melhorar ainda mais, com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID)”, explicou. Ao todo, serão investidos US$ 250 milhões, sendo 50% provenientes do Tesouro Estadual e 50% do BID, na colocação de terceiras faixas, acostamentos, duplicação, obras de arte, segurança e passarelas para pedestres em diversas estradas do Estado.

As ações do Governo paulista para a melhoria da infra-estrutura foram elogiadas pelo presidente da Mercedes-Benz.

Cerca de metade da frota de caminhões do País

No Brasil, a marca Mercedes-Benz representa cerca de metade da frota de caminhões do País. A empresa dispõe de mais de 30 modelos básicos de caminhões para os segmentos de leves, médios, semi-pesados, pesados e extrapesados. Trata-se da mais completa linha de caminhões com produtos que atendem as mais diversas necessidades dos clientes.

O marco de 1 milhão de caminhões Mercedes-Benz produzidos no Brasil também será registrado pela empresa em todos os veículos fabricados, a partir da data comemorativa, durante o período de um mês. Cada caminhão receberá um selo comemorativo na cor prata com inscrição alusiva ao tema.

A unidade industrial de São Bernardo do Campo conta com o trabalho de mais de 9 mil colaboradores.

Renovação da frota de caminhões

Durante a cerimônia, o governador fez um apelo ao Governo Federal para que promova a renovação da frota de caminhões com financiamento do BNDES, o modercarga. “Estamos insistindo com o Governo Federal que faça com os caminhões o mesmo que fez no ano passado na questão da substituição de frota de tratores e implementos agrícolas, o moderfrota, que deu um grande impulso ao setor do agronegócio”, afirmou.

Ele lembrou que os caminhões que rodam atualmente têm, em média, 14 anos. “São caminhões antigos que poluem mais. O modercarga, além de possibilitar a renovação da frota, reduz acidentes e melhora o meio ambiente”, destacou.

Takao Miyagui/Valéria Cintra