Alckmin participa de cerimônia de formatura de professores em curso sobre técnica oriental

O governador proferiu uma palestra sobre o estresse

qua, 14/09/2005 - 11h38 | Do Portal do Governo


Os professores de Educação Física do Estado que concluíram o módulo I do curso de Lien Ch’i se formaram nesta quarta-feira, dia 14. Durante a cerimônia de formatura realizada na sede da Secretaria da Educação e transmitida por vídeo-conferência para todas as Diretorias de Ensino, o governador Geraldo Alckmin proferiu uma palestra. O tema foi o estresse.

Ele falou das conseqüências do estresse para o organismo e deu diversas dicas para evitar esses males, entre elas a meditação, a prática de exercícios como o Lien Ch’i e acupuntura. “É fundamental hoje a questão da saúde. Nós temos o enfoque muito voltado à doença. Precisamos ter promotores de saúde. E a educação é fundamental”, afirmou o governador. Ele explicou que a maioria das doenças são contraídas por hábitos inadequados e, principalmente, pelo estresse.

Ao todo, cerca de 4.000 professores de 61 diretorias de ensino do interior se capacitaram no módulo I do Lien Ch’i e Meditação. Eles passaram por um curso de 30 horas/aula, onde aprenderam os movimentos do Lien Ch’i e meditação, e vão atuar como multiplicadores nas escolas. O objetivo é conscientizar os professores dos benefícios das técnicas orientais, que proporcionam o aumento da percepção, redução do estresse e melhoria do desempenho escolar e da qualidade de vida, e levá-los a incentivar os alunos a utilizar a filosofia chinesa no dia-a-dia.

Nos anos de 2003 e 2004, foram capacitados cerca de 3.000 professores da capital e grande São Paulo. Com a formação dos mais de 4.000 hoje, o Estado conta com pelo menos um multiplicador do Lien Ch’i e meditação em cada escola da rede.

Neste segundo semestre, além de repassar as técnicas aos professores de Educação Física, os multiplicadores também estão capacitando os das áreas de Artes e Saúde. Além disso, cerca de 1.700 professores formados nos anos de 2003 e 2004 se inscreveram para o módulo II do curso, que tem nível de Lato Sensu. “O curso de Lien Ch’i, ensinando meditação e ginástica, é um valor a mais na formação dos professores de Educação Física”, disse o governador.

O Lien Ch’i é uma prática terapêutica corporal que trabalha com meditação e respiração, a partir da reprodução de movimentos de animais. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Medicina Chinesa Jou Eel Jia, os chineses acreditam que, ao imitar os bichos, os praticantes conseguem liberar a energia vital que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

Jou Eel Jia, que é médico acupunturista, ministra o curso de Lien Ch’i junto com sua equipe. Além de aulas teóricas sobre o conceito e a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, os professores treinam os oito movimentos do Lien Ch’i.

Cíntia Cury