Alckmin participa de cerimônia de aniversário dos 54 anos da Corregedoria da Polícia Militar

Governador recebeu medalha do Cinqüentenário da Corregedoria

ter, 17/08/2004 - 13h20 | Do Portal do Governo


Destinada a assegurar a disciplina e a apuração de infrações penais que envolvam policiais militares de São Paulo, a Corregedoria da PM está completando 54 anos. Nesta terça-feira, dia 17, o governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia de aniversário, no bairro da Luz, região Central da Capital. Durante a solenidade, Alckmin foi condecorado com a medalha do Cinqüentenário da Corregedoria da PM, homenagem concedida a pessoas que contribuíram para o engrandecimento da instituição. A medalha também foi entregue a outras 36 pessoas, entre militares e civis.

“A Corregedoria faz seu trabalho com seriedade, independência e objetividade. É um trabalho importante para Polícia Militar, para corrigir desvios, colocar no rumo certo. E colocar no rumo do direito, porque não há segurança quando não há respeito à lei. Esse é o compromisso do Governo do Estado de São Paulo: excelência ética no trabalho de todos aqueles que servem ao povo paulista”, enfatizou Alckmin.

Em São Paulo, existem atualmente mais de 1.100 pessoas trabalhando para depurar a polícia, por decisão do Governo do Estado. São 600 policiais na Corregedoria da Polícia Militar e mais de 500 na Corregedoria da Polícia Civil.

O secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, enfatizou que a Corregedoria tem o objetivo de orientar o bom policial. “Não se quer que a Corregedoria tenha um viés acusatório, persecutório do policial. Ao contrário, ela tem a função de orientar, ajudar e estar ao lado do policial. Mas do bom policial, que é a maioria dos 130 mil policiais que temos em São Paulo”, disse.

Alckmin lembrou que a implantação pelo Governo paulista, em 2002, da chamada ‘Via Rápida’ está otimizando o trabalho da Corregedoria, que ganhou agilidade na decisão final de processos administrativos disciplinares. Essas leis são hoje referência para o País. “Demos um passo muito importante com a implantação de duas leis, uma que modificou o Regime Disciplinar da Polícia Militar e outra que modificou a Lei Orgânica da Polícia Civil, para que não houvesse mais postergação, adiamentos. Para que os processos não fossem intermináveis, mas que, através da Via Rápida, se pudesse fazer justiça e depurar esta minoria que não pode permanecer nos quadros da Polícia”, apontou.

Só no ano passado, mais de 600 policiais foram demitidos. “Esse é um número do qual não nos orgulhamos, mas é necessário. O mau policial é tirado da polícia e responde a processos civil e criminal. O bom policial é estimulado”, enfatizou o governador.

Alckmin ressaltou que estaria assinando nesta terça-feira uma parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove) para bolsas de estudos em curso superior para a formação dos policiais.

Cíntia Cury