Alckmin participa de casamento comunitário na Capital

Cerimônia foi realizada no Centro de Formação de Cultura da Fundação Dom Bosco na zona Leste

dom, 24/11/2002 - 12h20 | Do Portal do Governo


Neste domingo, dia 24, foi realizado na Capital, o casamento comunitário de 220 casais. A cerimônia, no Centro de Formação de Cultura da Fundação Dom Bosco, em Itaquera, zona Leste de São Paulo, teve a presença do governador Geraldo Alckmin, da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Maria Lúcia Alckmin, e do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre Moraes.

Sensível à necessidade da comunidade carente, a Corregedoria Geral da Justiça dispensou o pagamento das custas de diligências. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), por sua vez, arcou com os valores relativos ao Ipesp (Instituto de Previdência do Estado de São Paulo). A iniciativa também contou com a colaboração da Associação dos Juizes de Casamento do Estado de São Paulo.

O primeiro casal a participar da celebração foi Joaquim Antônio de Menezes, 64 anos, e Maria Lúcia Pereira de Oliveira, 42 anos. Eles foram sorteados para iniciar a cerimônia entre os cinco casais com mais idade e tiveram como testemunha o governador e a primeira-dama do Estado. A cerimônia foi presidida pelo secretário Alexandre Moraes, que é juiz de paz.

‘Estou feliz de participar de um ato como esse, que cria novas famílias. A família é a célula da sociedade. Quando esta célula vai bem, a sociedade vai bem’, afirmou Alckmin. O secretário falou sobre a importância desta cooperação entre Estado e as comunidades para a regularização da situação de famílias mais carentes, que não têm condições de arcar com as custas legais de um casamento.

Ele destacou que a iniciativa é fundamental para a garantia dos direitos humanos. ‘Muitos querem casar, mas não têm recursos. É importante a participação do Estado para ajudar essas familias’, lembrou Alexandre Moraes.

O padre Rosalvino também elogiou o Governo do Estado. ‘Esta iniciativa ajuda, sem dúvida, muitos casais em dificuldade financeira’, destacou.

O evento reuniu cerca de 3.000 mil pessoas entre noivos, testemunhas, familiares, representantes de cartórios, autoridades e convidados. Os 220 casais fazem parte de 19 comunidades de várias regiões de São Paulo como Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, São Mateus, Guarulhos, entre outras.