Alckmin participa de campanha para incentivar doação de sangue

Projeto 'Mais Vida' é uma parceria de jovens adventistas com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo

sáb, 17/09/2005 - 17h06 | Do Portal do Governo


‘Doar sangue é um ato de amor ao próximo’, disse o governador Geraldo Alckmin ao participar na manhã deste sábado, dia 17, no Ginásio do Ibirapuera, da campanha ‘Mais Vida’, organizado pela Associação Paulistana Adventista em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para incentivar jovens a doarem sangue.

Durante todo o dia, jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia foram a hemocentros para doações para depois retornarem ao Ginásio para atividades religiosas. A coleta de doações foi iniciada no dia 1º de setembro e estima-se que cerca de 10 mil bolsas sejam coletadas durante este mês. Alckmin disse que nunca tinha doado sangue nos seus quase 50 anos de idade: ‘Fui doar no ano passado na Santa Casa, e agora vou doar todos os anos. Você se sente bem, as pessoas ficam mais felizes quando ajudam os outros’.

O governador acentuou a importância da campanha, já que atualmente, há cirurgias que demandam grande aporte de sangue, como transplante de órgãos havendo uma grande falta de sangue nos hospitais. ‘É bom criar nos jovens uma cultura de doação de sangue. Isso é levar vida. Diminuir a dor do próximo é um ato de participação e solidariedade que pode servir de exemplo a outras instituições’.

Alckmin sancionou também projeto de lei que institui o ‘Dia do Jovem Adventista’, de autoria da deputada Analice Fernandes, a ser comemorado em todo o terceiro sábado do mês de setembro.
No Estado de São Paulo, 175 mil pessoas integram a comunidade adventista – no mundo são mais de 13,7 milhões em cerca de 200 países. Elas atuam em várias atividades beneficentes, em hospítais e sanatórios, enfermarias e centros de recuperação de saúde, orfanatos e asilos, escolas e ONGS. Fundada em 1863 nos Estados Unidos, a Igreja Adventista está presente no Brasil há mais de 100 anos.

Takao Miyagui