Alckmin participa de aula inaugural de curso de Lien Ch’i e Meditação

Cerca de 1.700 educadores participaram do evento

ter, 03/08/2004 - 22h17 | Do Portal do Governo


Antes de embarcar para o Japão, o governador Geraldo Alckmin participou na noite desta terça-feira, dia 3, da aula inaugural do módulo II do curso de Lien ch´i e Meditação para 1.700 professores de Educação Física da rede, no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, em São Paulo. “Eu sou um admirador da cultura oriental e da cultura milenar. Tenho muito a aprender com o Oriente, principalmente com a tradicional medicina chinesa”, comentou o governador.

Neste módulo, os professores participarão de 240 horas de aulas. Na seqüência, haverá o terceiro e último módulo que dará a todos os participantes o certificado de pós-graduação Lato Sensu. “Tenho a absoluta certeza que esse curso vai levar aos nossos professores mais um instrumento na sua tarefa de desenvolver o aperfeiçoamento nas pessoas” Ele lembrou que a medicina chinesa é mais uma preocupação na prevenção da saúde do que a doença.

Desde 2003, a Secretaria de Estado da Educação está capacitando os professores de Educação Física da Capital e Grande São Paulo em Lien ch´i e Meditação. O curso é gratuito.

O Lien ch’i significa, basicamente, treinamento da energia vital para a busca do equilíbrio. A prática já está sendo utilizada pelos educadores nas aulas de Educação Física e mostrando bons resultados, como uma melhora na concentração dos alunos. No final deste mês, os profissionais do interior iniciam a participação no módulo I, que também será ministrado pelo médico Jou Eel Jia.

O evento contou com as presenças do vice-governador, Cláudio Lembo, da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, dos secretários estaduais Gabriel Chalita (Educação), Arnaldo Madeira (Casa Civil) e Lars Grael (Juventude, Esporte e Lazer), e do médico Jou Eel Jia, presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil (AMC) e coordenador do curso.