Alckmin participa das comemorações dos 50 anos do Hospital do Câncer em São Paulo

UTI da unidade foi ampliada e hospital recebeu novo centro cirúrgico além de modernização na radioterapia

qua, 20/08/2003 - 20h25 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, dia 20, das comemorações dos 50 anos do Hospital do Câncer A. C. Camargo, no bairro da Liberdade na Capital paulista.

O cinqüentenário foi marcado com a inauguração de três novas instalações do hospital: um novo Complexo de Radioterapia; o mais completo Centro Cirúrgico especializado do país, com dez salas e a maior Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) oncológica da América Latina, com dez novos leitos. “São Paulo tem aqui no Hospital do Câncer um centro de referência internacional, que faz diagnóstico, tratamento e pesquisa, como o estudo do genoma do câncer. É um centro de excelência, que já atendeu a 350 mil pacientes”, disse Alckmin.

O governador fez questão de frisar que os fundadores foram corajosos e tiveram ousadia na escolha do próprio nome, enfrentando o preconceito quando não se falava em nomes de determinadas doenças.

O presidente da Fundação Antônio Prudente, mantenedora do hospital, Ricardo Brentani, disse que a tecnologia de ponta, o espaço otimizado, os novos equipamentos trarão mais conforto aos pacientes e médicos. “Atendemos pacientes de todo o país. Somos uma instituição de estudo e pesquisa, que atende cerca de 70% de pacientes do SUS e continuaremos oferecendo novas técnicas terapêuticas e diagnósticas resultando em índices de cura comparados às melhores instituições do mundo.”

A instituição, que recebeu em 2002 do Governo paulista mais de R$ 1 milhão para custeio, também irá sediar, em parceria com o Instituto Ludwig, de amanhã, dia 21 até sábado, dia 23, o simpósio internacional “O quão perto estamos da cura do câncer.” O encontro contará com a presença dos 20 maiores especialistas mundiais na pesquisa do câncer. Esse é o mais importante encontro já realizado no hemisfério sul a respeito da doença. Entre os principais assuntos estão a relação do câncer de estômago com a bactéria Helicobacter pylori, a apoptose; o reparo do DNA e o câncer colorretal hereditário, de alta incidência na região sudeste. s prestigiados oncologistas mundiais.

De acordo com o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, de 1995 a 2003, o Estado destinou ao Hospital cerca de R$ 7,6 milhões. “O hospital forma metade dos especialistas em oncologia do Brasil, mas o mais importante que os equipamentos aqui inaugurados hoje é o tratamento humanizado que o Hospital do Câncer despende a todos que aqui procuram.”

Lilian Santos