Alckmin participa das comemorações dos 45 anos da Kodomo-No-Sono

Entidade abriga aproximadamente 120 portadores de deficiências mentais e é considerada uma das mais respeitadas do País

sex, 15/08/2003 - 12h40 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou na manhã desta sexta-feira, dia 15, das comemorações dos 45 anos da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono, acompanhado dos secretários da Educação, Gabriel Chalita, e da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A cerimônia foi realizada na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

A entidade abriga aproximadamente 120 portadores de deficiências mentais e é considerada uma das mais respeitadas do Brasil no setor. Oferece abrigo para deficientes mentais adultos e crianças, educação e oficinas profissionalizantes. Segundo o diretor-presidente da associação, Makuto Ygushi, todos os internos, independente da idade e da deficiência, trabalham.

A entidade possui uma granja que tem uma das altas produtividades no País. Tem também adubo orgânico e cerâmica, com produção artesanal e industrial, tecelagem, além de oficina cultural na área de canto.

‘São 45 anos de um trabalho bonito, que estão sendo comemorados com os olhos no futuro’, afirmou Alckmin, lembrando que um seminário internacional faz parte das comemorações.

Segundo o Chalita, o Governo do Estado estabele parcerias com várias entidades que realizam atividades educacionais voltadas aos portadores de deficiências. Essa parceria pode ser em forma de repasse de recursos ou então por meio da liberação de profissionais de educação para a entidade. Em 2002, o Estado repassou 35 milhões de reais para entidades com APAE, AACD, Lar Escola São Francisco, entre outras. Este ano, foram repassados 43,5 milhões de reais para 266 entidades.

Cíntia Cury