Alckmin participa da solenidade de posse da nova diretoria da OAB/SP

Luiz Flávio Borges D´Urso é o novo presidente da entidade

qua, 10/03/2004 - 21h02 | Do Portal do Governo


‘A OAB está presente na história recente de nosso país, na vida democrática brasileira’, disse o governador Geraldo Alckmin ao participar na noite desta quarta-feira, dia 10, da posse do novo presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

Alckmin destacou que a entidade é importante parceira do Governo paulista, no trabalho e na busca do bem comum. ‘A OAB nos auxilia na assistência jurídica gratuita à população carente de São Paulo’. Lembrou ainda que no Dia Internacional da Mulher foi firmado um convênio para que as mulheres vítimas de violência contassem também com acompanhamento jurídico.

O novo presidente da entidade traçou um quadro da advocacia paulista atual, destacando que São Paulo ganha anualmente mais de 10 mil advogados, sendo que mais de 50 mil bacharéis por ano prestam Exame de Ordem no Estado.

Alertou para a queda na qualidade de ensino jurídico, que reprova cerca de 80% dos inscritos nesse exame e o excessivo número de faculdades de Direito que proliferam no Brasil, somando 763 no País, das quais 177 estão no Estado de São Paulo.

Ao falar sobre a reforma do Judiciário, observou que seu foco vem sendo a divisão de poderes, quando deveria estar centrada no combate à morosidade, que impede o cidadão de ter uma solução, em tempo razoável, para as contendas que traz para o Judiciário. Lembrou que São Paulo possui 500 mil processos aguardando distribuição em segunda instância. É o chamado ‘tempo morto’ do processo, em que ele não anda ao longo de anos, ‘embora o cidadão tenha a ilusão de que esteja tramitando’.

A nova diretoria foi eleita com 28.263 votos, no pleito mais disputado da história da entidade, com oito chapas concorrentes. No dia 2 de janeiro último, foi realizada a transmissão de cargo dos novos dirigentes e a eleição aconteceu no dia 27 de novembro do ano passado, quando votaram 113.620 advogados.

Juntamente com o presidente D´Urso, tomaram posse a nova Diretoria da OAB-SP, 60 Conselheiros Seccionais Efetivos e 30 Conselheiros Suplentes, além da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp).

Takao Miyagui / Carlos Prado