Alckmin participa da reinauguração do MIS em São Paulo

O museu ficou fechado um ano e meio e foi reaberto com muitas novidades

seg, 18/08/2003 - 22h05 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin, participou na noite desta segunda-feira, dia 18, da reinauguração do Museu da Imagem e do Som (MIS), na Capital. Depois de ficar um ano e meio fechado, o museu reabriu com uma série de novidades. Foram reformadas a sala da biblioteca e de atendimento ao público, as instalações elétricas, o andar térreo ganhou um novo projeto de iluminação, além de uma nova pintura das áreas interna e externa.

‘O MIS reabre melhor, mais modernizado, reformado, Aqui você pereniza a memória já que a imagem e o som são coisas fugazes’, disse o governador Alckmin, ao abrir a exposição ‘Nas Lentes de O Cruzeiro: Os Dois Brasis de Henri Ballot’, que reúniu fotos do fotógrafo franco-brasileiro Henri Ballot feitas para a revista ‘O Cruzeiro’. ‘Uma belíssima exposição que retrata São Paulo na década de 50, com seus costumes’, afirmou o governador.

Outra atração apresentada para comemorar a reinauguração, foi a videoinstalação ‘Versus’, obra inédita de Tadeu Jungle, que se compõe de duas projeções de vídeo em grande escala em paredes opostas de uma sala. Em uma das paredes, a torcida de um time de futebol, e na outra, a torcida do time rival. Uma linha branca cruza o chão entre as telas. A câmera é fixa. O jogo é assistido pela perspectiva do torcedor e de suas reações.

A nova gestão do museu, dirigida por Amir Labaki, pretende revalorizar o acervo da instituição, procurando enriquecer e dar uma personalidade mais precisa ao acervo, composto por filmes, fotos, gravações sonoras, antigas câmeras fotográficas e filmadoras, gramofones e outros aparelhos fonográficos. ‘São Paulo está de parabéns com a reabertura do MIS, afirmou o governador Alkcmin.

Takao Miyagui / Carlos Prado