Alckmin participa da posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado

nd

seg, 28/01/2002 - 15h10 | Do Portal do Governo


Cerimônia contou com a presença de secretários de Estado, prefeitos, parlamentares,
ex-governadores e desembargadores

A posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC), Claudio Ferraz de Alvarenga, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 28, contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, secretários de Estado, prefeitos, parlamentares, ex-governadores e desembargadores. Alvarenga exercerá por um ano a função máxima de fiscalizador dos gastos do Governo e dos municípios paulistas. Também tomaram posse o vice-presidente, Fúlvio Julião Biazzi, e o corregedor Robson Marinho.

A presença de Alckmin foi elogiada por todo o conselho do Tribunal. O conselheiro Renato Martins Costa destacou a postura do governador em relação ao Tribunal. “Ele demonstra um elevado patamar de respeito à jurisdição do Tribunal de Contas”, disse. Alckmin manifestou apreço às atividades do TC. “É o Tribunal de Contas que examina a legalidade e a economicidade das contas do Estado. Ele não só zela para que as contas estejam adequadas como para o bom funcionamento do Estado”, analisou.

O ex-presidente Edgard Camargo Rodrigues disse que o Tribunal vem se esmerando para buscar o equilíbrio orçamentário do Poder Executivo. Já o conselheiro Martins Costa ressaltou que o engajamento nesta questão vai além da fiscalização, especialmente após a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Realizamos cursos e produzimos cartilhas de instruções para auxiliar todos os servidores dos 918 órgãos públicos do Estado”, informou.

Alckmin elogiou o modelo pedagógico adotado pelo TC. Segundo ele, está sendo formada uma nova cultura dentro do Tribunal, com o pressuposto de auxiliar no desenvolvimento do Estado. Para Claudio Alvarenga o desafio é grande, mas será cumprido com ênfase nas exigências e necessidades da sociedade paulista. “O Estado tem de oferecer em serviços o dinheiro que arrecada”, observou. Ele sustentou que a atual administração tem trabalhado em sintonia com o TC. “O Governo tem apresentado contas esmeradas, mostrando uma preocupação constante com o interesse público”.

Alvarenga foi eleito novo presidente por unanimidade no último mês de dezembro. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde fez curso de mestrado em 1965, foi promotor de Justiça no Interior e na Capital; secretário de Estado entre 1990 e 1993; presidiu a Associação Paulista do Ministério Público; foi Procurador Geral de Justiça do Estado e chegou ao Tribunal de Contas no ano de 1993.

Rogério Vaquero