Alckmin participa da inauguração do Instituto de Pesquisa do Hospital Sírio Libanês

Local irá atuar na formação de profissionais especializados na área da Saúde

ter, 02/12/2003 - 15h16 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, dia 2, da inauguração do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Com 5,8 mil metros quadrados de área, o Instituto irá atuar na formação de profissionais especializados e gerar novos conhecimentos para a sociedade na área da Saúde.

O presidente do conselho médico do Hospital Sírio-Libanês, Raul Cutait, enfatizou que a pesquisa é fundamental para manter a excelência no atendimento médico. Segundo ele, o Sírio-Libanês se firmou como um dos Centros de Referências do País graças a um corpo clínico de bastante interesse acadêmico; à contínua incorporação de tecnologia; à interação entre funcionários e pacientes; e ao destaque ao ensino e pesquisa. “E o Instituto, agora, terá um grande destaque na formação de recursos humanos do País, criando condições para a qualificação profissional e melhoria do atendimento médico”, analisou.

Alckmin elogiou a colaboração da comunidade sírio-libanesa no desenvolvimento do Estado de São Paulo, sobretudo pela construção do Hospital. “E o Instituto está chegando em boa hora. Muitas faculdades de medicina foram implantadas nos últimos anos e o número de residências médicas existentes não é suficiente para abrigar todos os estudantes”, disse. De acordo com ele, a medicina está avançando em alta velocidade, o que aumenta a necessidade de centros de capacitação, como o novo Instituto. “A medicina se faz com muito estudo, aprendendo com quem sabe mais e acumulando conhecimento.”

Para Cutait as diversas atividades que serão desenvolvidas irão permitir preparar os profissionais para o dia-a-dia. “Já temos dezenas de residentes aqui no Hospital e a partir do ano que vem começaremos os programas de mestrado”, informou. A expectativa é de atender até 200 profissionais sejam formados no prazo de três anos.

Rogério Vaquero