Alckmin participa da inauguração do Centro do Empreendedor do Sebrae-SP

Local comercializará trabalhos artesanais produzidos no Interior do Estado

qui, 02/12/2004 - 14h40 | Do Portal do Governo


Parceiro do Governo do Estado em várias ações, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) inaugurou nesta quinta-feira, dia 2, o Centro do Empreendedor, local onde serão expostos e vendidos os trabalhos artesanais produzidos em várias regiões do Estado. O governador Geraldo Alckmin compareceu à abertura que marca a revitalização do antigo prédio da instituição, onde o Sebrae-SP funcionou por mais de 14 anos no bairro da Aclimação.

Além de servir como ponto de venda para a comercialização de produtos artesanais para atacadistas, decoradores, exportadores e arquitetos, o Centro do Empreendedor também vai oferecer cursos e palestras voltados à cultura empreendedora e pretende tornar-se um laboratório para a construção de novas metodologias.

No local estão expostos mais de 1.000 itens de 44 grupos atendidos pelo Programa Sebrae de Artesanato. Também foi montado um ambiente de uma casa decorada com os trabalhos artesanais, dando sugestões de compra aos decoradores, valorizando os produtos paulistas. No segundo andar foi criado um espaço que visa resgatar a história das raízes paulistas, mostrando o turismo e o folclore de cada região do Estado. Inicialmente, estão sendo apresentadas curiosidades das regiões de São José do Rio Preto, Olímpia e Barretos.

Alckmin destacou que o local é uma vitrine, que vai divulgar as riquezas dos trabalhos artesanais paulistas, além de ajudar a aquecer a economia do Interior, ampliando a oferta de emprego e renda para as pessoas. “É importante a divulgação da cultura empreendedora, mostrando a história e o artesanato do povo de São Paulo, que se reflete em negócios, dando a oportunidade para as pessoas que produzem venderem seus produtos”, falou.

Para participar do Programa de Artesanato é necessário que o artesão esteja interessado em trabalhar em grupo, pois o Sebrae-SP estimula a constituição de associações, cooperativas e microempresas. O motivo é que os produtos precisam ter qualidade e escala, a fim de atender aos prazos e à demanda dos lojistas. O Sebrae-SP atende 78 grupos no Estado sendo que destes, 44 estão apresentando seu trabalho no showroom como tapetes, almofadas, utensílios de cozinha, objetos de decoração como vasos, luminárias, enfeites de parede e artigos de cama, mesa e banho. Grande parte já é comercializada em conhecidas lojas da Capital.

Alckmin disse que as micro e pequenas empresas irrigam a economia do Estado e geram novos postos de trabalho. “Nosso compromisso em São Paulo é com o Estado empreendedor, trabalhando com todas as cadeias produtivas, identificando os gargalos e tentando resolvê-los”. Ele ressaltou a importância das pessoas montarem seu próprio negócio por menor que seja, pois é esta iniciativa que vai ajudar na inclusão em termos de oportunidades. “O Sebrae tem expertise na cultura empreendedora. Este é o bom caminho do desenvolvimento que faz inclusão social e econômica, ajudando as pequenas empresas”, disse.

Leia mais:

  • Ações do Estado para micro e pequenas empresas

    Valéria Cintra