Alckmin participa da inauguração do Centro de Negociação da Agricultura Familiar

Objetivo é vender produtos agrícolas diretamente para o consumidor sem a interferência dos intermediários

sex, 26/04/2002 - 18h37 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, dia 26, da inauguração do Centro de Negociação da Agricultura Familiar, órgão vinculado à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (FETAESP).

O Centro tem como objetivo vender diretamente à população os produtos agrícolas produzidos pelos trabalhadores da lavoura, sem a interferência dos intermediários. Localizado no bairro da Barra Funda, o espaço é o primeiro de uma série que a Federação pretende instalar em vários pontos da Capital e do Interior.

Inicialmente serão vendidos produtos não perecíveis como doces de batata, leite e goiaba, além de uma infinidade de artesanatos produzidos pelos familiares dos agricultores, como toalhas bordadas, cestos de papel machê, agendas, vasos de cerâmicas, entre outros.

A criação de uma cooperativa foi o passo fundamental para dar início à instalação do Centro, como lembra o presidente da FETAESP, Braz Agostinho Albertini. ‘Também trabalho na lavoura e levava muito prejuízo dos intermediários.

Sempre achei que era possível criar mecanismos sem a presença dos intermediários’, recorda. Ele citou a importância da Federação estar trabalhando em parceria com as universidades do Interior para transmitir informações importantes na área da pesquisa para os agricultores. ‘Também estamos procurando parcerias com as indústrias para venderem produtos à preço de custo para àqueles que trabalham na lavoura’, completa Albertini.

O governador Geraldo Alckmin destacou a importância em dar toda a infra-estrutura para que o agricultor se fixe no campo. ‘Não basta só produzir é preciso também oferecer condições para o produto ser vendido’, disse Alckmin. ‘Ajudando o homem do campo evita-se o inchaço nas grandes cidades, se produz mais emprego e renda que são o grande desafio do mundo moderno’, observou.

Alckmin disse que o governo vem ajudando a agricultura familiar por meio de financiamento do Fundo de Expansão de Agricultura e Pecuária (FEAP). ‘É um seguro para que o agricultor familiar possa ter financiamento com segurança ou até o seguro para sua cultura e custeio agrícola’.

Ele ainda destacou as demais ações que o Governo vem fazendo em diversas cidades do Interior como a recuperação das estradas, a instalação de duas mil pontes metálicas e microbacias.

Para estimular ainda o agricultor, Alckmin disse que no dia 8 de maio o Governo vai fazer uma cerimônia para divulgar a instalação de 250 galpões metálicos para o agronegócio. ‘Será feito um convênio com 250 municípios.

Cada prefeitura precisa apresentar um projeto de que atividade pretende desenvolver nos galpões’, explica Alckmin. O projeto será feito em parceria com as prefeituras que cederão o terreno e se comprometem a instalar água, luz e rede de esgoto.