Alckmin participa da inauguração de fábrica de batatas em Brodowski

Ele também entregou obras, a reforma da Igreja de Santo Antonio

sáb, 07/06/2003 - 16h50 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, dia 7, em Brodowski, região de Ribeirão Preto, a primeira filial mundial da fábrica de batatas congeladas libanesa Mokbel. Foram investidos R$ 4 milhões para a instalação da Mokbel Brasil, no município.

A indústria vai gerar 90 empregos diretos e possibilitar a estruturação do plantio de batatas, com o apoio do Governo do Estado. Durante a inauguração Alckmin declarou que o Governo tem que trabalhar para substituir a importação, implementando a produção nacional e gerando mais empregos. Ele solicitou ao secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, que crie uma linha de crédito para os agricultores da cidade plantarem batata para industrialização. “Isso vai dar mais uma oportunidade ao pequeno e médio agricultor que tem dificuldades de obter renda”, destacou o governador.

Em seguida, Alckmin participou das comemorações do centenário de Cândido Portinari, artista natural da cidade. Ele esteve no Museu Casa de Portinari, onde foi apresentado o projeto para a implantação de exposição de longa duração e reaberta a Igreja de Santo Antônio, inaugurando a sua restauração. As obras da Igreja foram realizadas em parceria com a Fundação Primeiro Mundo de Cravinhos, o Museu Casa de Portinari e a Prefeitura.

“Temos que valorizar a cultura como objeto de aproximação entre os povos”, destacou o governador que, baseado na informação de que a cidade atrai milhares de estudantes todos os anos, falou da necessidade de novas condições para alavancar o desenvolvimento do município por meio do turismo e cultura. “A valorização da dignidade humana e diminuição da violência gira em torno da Educação”, explicou ele, afirmando que o Estado vai estudar formas para ajudar Brodowski.

João Cândido Portinari, filho do artista homenageado, disse ao governador que pretende criar um memorial para o pai. Alckmin explicou a ele que o melhor caminho é através da Lei Rounnet, que vai tornar o projeto rapidamente viável.

Ainda no município, Alckmin entregou a estrada vicinal Miguel Tolói, totalmente recuperada pelo Programa Melhor Caminho, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. As obras da vicinal, que liga os municípios de Brodowski e Serrana, irão beneficiar cerca de 40 propriedades rurais. Foram investidos pelo Estado R$ 880 mil nas obras da estrada, que dá acesso também aos municípios de Ribeirão Preto, Cajuru, Mococa, além de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

O prefeito José Fabbri (PPB) agradeceu a visita do governador e fez dois pedidos, que foram aceitos pelo governador: uma bomba d’água para o poço construído recentemente pelo Governo do Estado e também a construção de uma unidade básica de saúde no bairro Nossa Senhora das Graças.

André Muniz / Gláucia Basile


Alckmin participa das comemorações do centenário de Cândido Portinari

Centenário de Cândido Portinari
foto:Luiz Carlos Leite
Centenário de Cândido Portinari
foto:Luiz Carlos Leite
Centenário de Cândido Portinari
foto:Luiz Carlos Leite

Alckmin entrega a estrada vicinal Miguel Tolói

Alckmin entrega a estrada vicinal Miguel Tolói
foto:Luiz Carlos Leite
Alckmin entrega a estrada vicinal Miguel Tolói
foto:Luiz Carlos Leite