Alckmin participa da inauguração de ampliação de unidade da Cia. Brasileira de Alumínio

Ampliação da planta gera 400 empregos e aumenta em 40% capacidade de produção da fábrica

sex, 24/10/2003 - 15h37 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou na manhã desta sexta-feira, dia 24, na cidade de Alumínio, região de Sorocaba, da inauguração da expansão do Complexo Industrial da Companhia Brasileira de Alumínio. O projeto representou investimento de US$ 370 milhões na ampliação de 40% da capacidade de produção da CBA, que passa de 240 mil para 340 mil toneladas/ano, e na geração de energia.

Alckmin disse que ter um complexo industrial desta magnitude no Brasil e, particularmente, no Estado, enche a todos de orgulho. “A CBA poderia até ser chamada de ‘Cidade Brasileira do Alumínio’. O município, que está entre os 10 melhores de São Paulo no índice paulista de responsabilidade social, tem cerca de 16 mil habitantes e 4.500 deles trabalham na fábrica”, ressaltou Alckmin.

O projeto de ampliação da fábrica de Alumínio, iniciado em 2001, gerou 400 novos empregos diretos e 1,6 mil indiretos. Foram construídos dois novos prédios de 900 metros quadrados de extensão cada, 288 fornos de produção de alumínio, implantação de novos equipamentos, além de melhorias e ampliações. O complexo industrial ocupa uma área total de 500 mil m2.

Para Antônio Ermírio de Moraes, presidente da CBA e do conselho de administração do Grupo Votorantim, “o projeto de ampliação da CBA faz parte da política permanente de sempre reinvestir o lucro na Companhia e no País”.

Alckmin elogiou o empresário Ermírio de Morais pela sua capacidade de trabalho. “Trata-se de um homem que confia no Brasil e dá o exemplo de que o caminho é o caminho do trabalho. Trabalho social e trabalho produtivo, gerador de emprego, de renda e de melhoria da qualidade de vida de nossa população”.

Participaram do evento, a ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, o vice-governador Cláudio Lembo, e o secretário da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo, Mauro Arce.

Jorge Alberto Romão