Alckmin participa da inauguração de aciaria da Cosipa

Nova unidade permitirá aumento de 60% na produção de aço líquido

sex, 14/12/2001 - 14h41 | Do Portal do Governo


Cubatão – Com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador Geraldo Alckmin, a Cosipa inaugurou nesta sexta-feira, dia 14, no complexo siderúrgico de Cubatão, a nova aciaria que consolida o seu plano de modernização.

Alckmin destacou a importância do ato para São Paulo e lembrou que a siderurgia sempre esteve ligada à história do Estado. ‘A nossa pujança industrial se deve muito aos pioneiros da siderurgia em São Paulo’, disse, durante a cerimônia. Ele citou a primeira fundição de ferro do Brasil, implantada em 1590, em Araçoiaba da Serra, e a construção, 220 anos depois, da primeira siderúrgica, a de Ipanema, também no Estado.

O governador disse que essa nova fase é fruto de competência administrativa e tecnológica. Com investimentos de US$ 1,1 bilhão, a nova unidade permitirá aumento de 60% na produção de aço líquido.

A cerimônia também teve a presença dos ministros Sérgio Amaral, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Pimenta da Veiga, de Comunicações; e José Jorge, de Minas e Energia; além de prefeitos da Baixada Santista.

Takao Miyagui