Alckmin participa da inauguração da Unidade de Recebimento de Embalagens em Guariba

O governador Geraldo Alckmin acompanhou o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva

qui, 29/04/2004 - 19h27 | Do Portal do Governo


Na tarde desta quinta-feira, dia 29, o governador Geraldo Alckmin acompanhou o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, na inauguração da ampliação da Unidade Central de Recebimento de Embalagem de Defensivos da Coplana -Cooperativa dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba – que fica no município do mesmo nome, na região de Ribeirão Preto.

A central é a maior e mais antiga do gênero no Brasil. Este ano está completando 10 anos de funcionamento e já retirou do meio ambiente, 3.194 toneladas de embalagens, o que representa 17,5% do total retirado no País.

Após serem usadas nas lavouras, as embalagens (vazias) dos inseticidas e fungicidas são recolhidas e passam por um processo de lavagem, prensagem e enfardamento. Antes deste processo, as embalagens eram enterradas o que prejudicava o meio ambiente

Para ampliar a nova área, a Coplana investiu R$ 200 mil. Com a modernização terá sua capacidade ampliada em 4,5 vezes. De 20 toneladas mensais, a Coplana poderá receber agora 90 toneladas todos os meses. Segundo dados da empresa, no primeiro trimestre deste ano foram recolhidas 3,8 mil toneladas o que corresponde ao que os EUA retiraram em todo o ano de 2002.

‘O Brasil assume a liderança de recolhimento de embalagens agrotóxicas. Além da questão ambiental, esse sistema gerou cerca de 2.000 empregos diretos’, disse João César Rando, presidente do INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) que coordena o trabalho no Brasil.

O presidente da Coplana, Roberto Cestari, destacou o trabalho realizado na cooperativa pelos seus 1.400 cooperados que produzem 6 milhões de toneladas de cana e 10 milhões de soja, amendoim, milho e frutas. ‘Esse trabalho é uma referência para o mundo todo em se tratando de recolhimento de embalagem agrotóxica no campo e se reflete na qualidade de vida das pessoas, pois antes as embalagens vazias eram usadas para carregar água para animais e para os humanos’.

O governador Geraldo Alckmin comentou que está orgulhoso em ver o trabalho realizado na unidade de recebimento. ‘Como médico reconheço que as embalagens vazias de agrotóxicos são um veneno que pode contaminar as águas e os rios prejudicando a saúde das pessoas’.

Segundo ele, a Coplana é pioneira na conscientização do desenvolvimento e no cuidado da saúde da população’. A empresa recebe constantemente visita de delegações internacionais para conhecer o trabalho. ‘Sou um adepto do cooperativismo e vemos aqui os bons frutos desse trabalho. A Coplana é forte como o solo de São Paulo’.

Para o presidente Lula, as embalagens vazias de agrotóxicas vão deixar de ser um problema da saúde para o meio ambiente e para a população. ‘Há no mundo uma consciência de que as coisas boas só ocorrem na Europa e EUA, e a Coplana está aí para mostrar para todo mundo do que o País é capaz de fazer’.

Valéria Cintra / Carlos Prado