Alckmin participa da inauguração da nova fábrica da Votorantim em Jacareí

Indústria foi ampliada com investimentos de US$ 490 milhões

seg, 18/08/2003 - 16h52 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participaram nesta segunda-feira, dia 18, da inauguração das novas instalações da Votorantim Celulose e Papel (VCP), em Jacareí, região de São José dos Campos.

A fábrica estava sendo reformada, desde 2001, para implantação da mais moderna tecnologia para a produção de celulose e papel do País, e recebeu investimentos de US$ 490 milhões.

Alckmin ressaltou a importância do setor para a economia do País e a possibilidade de criação de novos empregos. ‘O setor de papel e celulose é uma área estratégica, de grande competitividade e por isso estou indo hoje a Itapeva, na região sudeste do Estado, para participar da aula inaugural do novo campus da Unesp, no curso de engenharia industrial madeireira, onde temos um grande potencial de investimento’, destacou ele, acrescentando que seria bom se todos os dias ‘tivéssemos fábricas para inaugurar, criando novas oportunidades de trabalho e geração de renda’.

Entre as inovações da nova fábrica estão os picadores de madeira, totalmente automatizados, que são os únicos no País, além de tecnologias ambientais comparáveis às melhores do mundo. A VCP exporta para mais de 50 países, entre os quais, grandes competidores como Canadá, China, Japão e tem como principais mercados Europa (45%), Ásia (40%) e Estados Unidos (15%). A meta para 2003 é exportar 620 mil/toneladas, mais que o dobro das 270 mil embarcadas em 2002.

O empresário Antônio Ermírio de Moraes, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Votorantim, disse que é importante ter juros mais baixos, mas que isso não é tudo. ‘Antes de mais nada é preciso acreditar no País, pegar menos empréstimo, colocando capital próprio e investir no País com sangue, suor e lágrimas’, enfatizou ele, explicando que essa fábrica é um exemplo de coragem que tivemos com o Brasil e que será, sem dúvida nenhuma, um dos grandes produtores de celulose do mundo. ‘Acreditar no Brasil é um obrigação para fazermos dele uma grande nação’, completou.

O presidente Lula disse que a fábrica é uma demonstração de que o País merece ‘o máximo que pudermos oferecer’, elogiando a modernidade e competitividade da empresa no setor de papel e celulose.

Valéria Cintra / Gláucia Basile