Alckmin participa da inauguração da maior indústria de polipropileno da América Latina

A fábrica fica no Pólo Petroquímico de Capuava, em Mauá, e terá capacidade de 300 mil toneladas por ano

seg, 10/03/2003 - 19h40 | Do Portal do Governo


“Hoje foi um dia de trabalho com enorme confiança no futuro do Brasil’. Assim o governador Geraldo Alckmin definiu as visitas que fez, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, dia 10, na Brasilplast 2003 – Feira Internacional da Indústria de Plástico, no Anhembi; na unidade de separação de propeno, na Refinaria de Capuava e na nova unidade produtiva da Polibrasil, ambas em Mauá.

‘Essa nova fábrica mostra uma enorme possibilidade de crescimento do Estado, ao lado da duplicação da Imigrantes, um grande canal de escoamento de produção, do Porto de Santos e da Asa Sul do Rodoanel.” Alckmin brincou que esta segunda-feira poderia ser considerada o dia do plástico.

A nova unidade da Polibrasil será a maior fábrica de polipropileno da América Latina. Sediada no Pólo Petroquímico de Capuava, em Mauá, teve investimentos de US$ 217 milhões, com capacidade de produção de 300 mil toneladas/ano.

Alckmin lembrou ainda que a antiga lei de zoneamento industrial limitava a expansão do pólo petroquímico. ‘A lei foi modificada, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada por nós e hoje podemos ampliar esse pólo, gerando riquezas, fontes de trabalho, desenvolvimento e qualidade de vida para nossa população’. Segundo o governador esse novo pólo industrial é uma prova decidida de confiança das empresas no futuro de São Paulo e do Brasil.

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou a importância do setor petroquímico no mundo moderno e do potencial do Brasil nesse mercado. ‘Queremos dar o primeiro passo para isso, e é por isso que vamos encaminhar ao Congresso Nacional as reformas da Previdência, Tributária e Trabalhista ainda este ano’.

Comentando sobre a declaração do presidente Lula, o governador Alckmin informou que não se surpreendeu. ‘O presidente já havia comentado a prioridade dessas reformas na última reunião com os governadores. São importantes e necessárias’, concluiu.

Participaram ainda da inauguração, o ministro do desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias e autoridades.

Carlos A. Prado