Alckmin participa da inauguração da fábrica da Nescafé em Araras

A nova unidade é voltada exclusivamente para exportação e deve gerar mais de mil empregos

qui, 01/04/2004 - 18h34 | Do Portal do Governo


Ao participar da inauguração da nova fábrica da Nescafé, marca da Nestlé, na tarde desta quinta-feira, dia 1º, em Araras, o governador Geraldo Alckmin destacou o tempo recorde de construção que foi de 21 meses.

Lembrou que o Brasil cresceu com o café, especialmente São Paulo, que era a base da indústria paulista. ‘Em Araras, mais da metade do ICMS é pago pelo conjunto de fábricas da Nestlé, que já incluía uma unidade da Nescafé e agora tem mais uma voltada exclusivamente para a exportação’. O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, também participou da cerimônia.

Foram investidos R$ 100 milhões na nova unidade, entre obras e maquinário de avançada tecnologia, sendo 80% de fabricação nacional. A fábrica ocupa um terreno de 5,5 mil metros quadrados de área construída.

Alckmin disse que as empresas escolhem investir em São Paulo porque o Governo paulista tem eficiência, mão-de-obra qualificada e excelente logística. Citou também o esforço do Estado para aumentar ainda mais a infra-estrutura paulista e deu como exemplo a ampliação da Rodovia dos Bandeirantes e a duplicação da Rodovia dos Imigrantes.

O presidente Lula comentou que a Nestlé foi a primeira empresa a procurar o Governo federal para ser parceira na política de combate à fome e ele fez questão de ir a Araras agradecer essa parceria. Enfatizou que o Brasil é o maio produtor de café do mundo e é inadmissível que fique atrás de outros países na exportação desse produto.

Lula disse ainda que São Paulo está conseguindo atrair investimentos graças a uma política séria iniciada pelo ex-governador Mário Covas. ‘Defendeu políticas fiscais iguais para todos os Estados, lutando contra a guerra fiscal e também teve coragem de fazer ajuste fiscal no momento certo’.

Para Ivan Zurita, presidente da Nestlé do Brasil, a fábrica reflete a disposição da empresa de contribuir para o desenvolvimento econômico do País e para a geração de empregos e manutenção dos índices recordes de superávit registrado pela balança comercial brasileira.

Segundo ele, a expectativa é de que as exportações dessa unidade atinjam a cifra de US$ 73 milhões anuais e represente um aumento dos atuais 700 mil para 1,3 milhão de sacas por ano de café verde.

A fábrica de Araras deve gerar mais de mil empregos diretos e indiretos e terá uma produção estimada de 22 mil toneladas por ano, que será exportada para Argentina, Uruguai, Trinidad e Tobago, Arzeibaijão, Alemanha, Malta, Polônia, Rússia, Romênia, Ucrânia e também países da América Central.

Rogério Vaquero / Carlos Prado