Alckmin participa da formatura de professores da rede estadual

Colação de 6.233 professores foi realizada simultâneamente em São Paulo, Santos, Jundiaí e Bauru

qua, 18/12/2002 - 22h14 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, dia 18, da cerimônia de formatura de 6.233 professores da rede pública estadual do Programa de Educação Continuada (PEC), no Ginásio do Ibirapuera, na Capital. Simultâneamente, foram realizadas formaturas em mais três municípios do Estado: Bauru, Jundiaí e Santos.

‘Esse é um projeto pioneiro porque pela primeira vez o Governo de São Paulo oferece aos professores da rede estadual a oportunidade de fazer um curso de terceiro grau. Um curso de Pedagogia que une teleconferência, videoconferência e aula presencial’, disse o governador.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a formação universitária de todos os professores de 1ª a 4ª séries será obrigatória até 2006. ‘É uma grande conquista e quem vai ganhar com isso é o aluno. Nós estamos quatro anos à frente na LDB da educação nacional que exige que o professor do ensino fundamental tenha Pedagodia’, afirmou Alckmin.

O programa lançado em maio de 2001 e elaborado pela USP, Unesp e PUC/SP ofereceu aos professores a possibilidade de cumprir as exigências de licenciatura plena (curso superior) da LDB. Segundo Alckmin esse curso é um passo importante na carreira do professor, em seu crescimento pessoal. ‘Abre possibilidades de ascensão na carreira’, destacou.

Foram investidos R$ 53 milhões na estruturação das salas de videoconferência, estudos e laboratórios de aprendizagem dos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAMs).

O governador observou que São Paulo é o primeiro estado brasileiro a oferecer esse tipo de curso. ‘Encerrada essa fase, o próximo passo é proporcionar aos professores das prefeituras municipais o acesso ao curso de Pedagogia’, informou.

Participaram da colação simultânea 3.153 professores em São Paulo, 1.306 em Jundiaí, 1.016 em Santos e 758 em Bauru. Estiveram presentes ao evento o secretário da Educação, Gabriel Chalita, e reitores da USP, Unesp e PUC/SP.

Carlos A. Prado / Takao Miyagui