Alckmin participa da festa dos 451 anos de São Paulo

Um dos principais cartões postais da cidade, a Avenida Paulista foi palco das comemorações do aniversário de SP

ter, 25/01/2005 - 16h03 | Do Portal do Governo


Uma volta ao passado, onde tudo começou há exatamente 451 anos. Fundado por jesuítas o Páteo do Colégio foi um dos pontos visitados pelo governador Geraldo Alckmin nesta terça-feira, dia 25, data em que se comemora o aniversário da cidade mais cosmopolita do País.

Juntamente com o prefeito José Serra, Alckmin depôs uma coroa de flores no monumento construído no local, como homenagem aos fundadores da cidade.

Em seu discurso, Alckmin ressaltou que o inconformismo é a marca do povo que vive em São Paulo, no sentindo de sempre querer o melhor. Marca esta que estimulou os bandeirantes a ir em frente em seus desafios. ‘O inconformismo paulista se reflete no trabalho, na dedicação e no crescimento; o que ajudou a transformar São Paulo no que é, e a fortalecer sua indústria como uma das mais competitivas do mundo’, disse.

As necessidades de se combater a desigualdade social e de gerar mais empregos para ampliar a oportunidade de igualdade a todos que aqui vivem, também foram destacadas pelo governador. Dirigindo-se ao prefeito José Serra, ele disse que os paulista ajudaram a eleger um dos mais brilhantes homens públicos para administrar a cidade.

A grandiosidade dos números relacionados à capital paulista, que é a maior metrópole do Brasil e da América Latina e quinta do mundo, foram destacadas por Serra. ‘São Paulo também é a mais internacional das cidades brasileiras, onde vivem pessoas de todas as origens e rivaliza com Nova York para ser a cidade mais diversificada do ponto de vista cultural, unindo raças e religiões’.

Serra pontuou três desafios a serem enfrentados na cidade: permitir a população um maior acesso ao conjunto de melhoria que a cidade oferece e proporcionar mais oportunidade aos menos favorecidos. Ele ressaltou ainda a importância de se somar esforços tanto dos governos quanto da sociedade para termos uma cidade melhor.

Alckmin esteve presente também em um dos pontos altos das comemorações dos 451 anos de São Paulo. Pela primeira vez o aniversário da cidade foi comemorado na Avenida Paulista, que contou com a presença de vários grupos musicais e foi prestigiada por mais de 100 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Sobre este evento, Alckmin disse que São Paulo é a terra do trabalho mas é também a terra da alegria, de um povo que gosta de festa ‘A melhor maneira de comemorar os 451 anos da cidade é trabalhar por ela e festejar com o povo’, comentou após cortar o bolo de 150 quilos junto com o prefeito José Serra. Durante a comemoração foram soltos 10 mil balões e houve ainda chuva de confetes.

O governador observou que uma das maiores virtudes de São Paulo é o coração do paulistano e que a cidade é a terra das oportunidades, pois recebe pessoas de todas as partes do mundo sem preconceito. Ele disse ainda que um dos maiores desafios da cidade são as questões do trânsito, segurança e emprego.

Ainda no dia de hoje o governador assistiu a uma missa na Catedral da Sé, plantou uma muda de árvore (Aldrago) no Parque do Carmo, na zona leste, acompanhado do prefeito José Serra e da atriz Regina Duarte. No local serão plantadas 451 mudas ao todo. Alckmin finalizou o dia participando do lançamento do livro do artista Paulo Caruso, no Conjunto Nacional, na Av. Paulista.

Valéria Cintra / Cristiano Matsuda