Alckmin participa da festa de 20 anos da Pastoral da Moradia da Diocese de São Miguel

Governador informou que Estado abriu licitação para obras de infra-estrutura em mutirões do Itaim Paulista, onde serão construídas 508 moradias

dom, 06/06/2004 - 17h08 | Do Portal do Governo


Mais de duas mil pessoas participaram, neste domingo, dia 6, da festa em comemoração aos 20 anos da Pastoral da Moradia da Diocese de São Miguel Paulista, no mutirão da Vila Sílvia, em Cangaíba, Zona Leste da Capital. O governador Geraldo Alckmin elogiou a atuação do padre Ticão, líder comunitário da região, e lembrou o empenho do ex-governador Mário Covas na luta por moradias. ‘Quando vejo o povo reunido, me lembro de Mário Covas, que, quando era prefeito, tirava o paletó e a gravata, arregaçava as mangas e vinha para a Zona Leste fazer mutirão.’

Alckmin informou que o Estado abriu licitação para obras de infra-estrutura para os mutirões Itaim A-1, A-2, A-3, A-4 e A-6, onde serão construídas 508 moradias. Segundo ele, o contrato será assinado nesta semana.

Em relação ao convênio para construção de 200 unidades habitacionais no conjunto Curuçá-G, em São Miguel Paulista, governador declarou que o projeto já foi contratado, mas o terreno ainda está em fase de desapropriação. Ele disse que outro projeto para construção mil moradias na região, por meio de mutirão, também está em fase de licitação para terraplanagem e fundações.

O padre Ticão também lembrou do ex-governador Mário Covas e fez questão de agradecer o apoio de Alckmin na questão da moradia. ‘O Mário Covas deu muita força ao mutirão e o governador Geraldo Alckmin está dando continuidade a esse projeto no Estado, que tem o maior programa de moradias populares do País.’ Durante o evento, o líder comunitário da Zona Leste fez dois pedidos: mais duas mil moradias e a construção de 40 centros de convivência para idosos.

Alckmin afirmou que neste ano não poderá assumir o compromisso de construir duas mil novas moradias por questões legais e burocráticas, mas no próximo ano poderá atender o pedido. Para adiantar a questão, ele sugeriu antecipar já neste ano as providências em relação ao projeto e ao terreno. Em relação aos centros de convivência, ele anunciou que será construída em breve a primeira República para Idosos na Zona Leste. O obra será feita pela Secretária da Habitação.

O secretário da Habitação, Mauro Bragato, declarou que o movimento da Pastoral da Diocese de São Miguel Paulista é responsável por cerca de 30 mil moradias e ressaltou a importância das parcerias. ‘Parceria que se faz com movimentos como este tem resultados extraordinários’, concluiu.

O padre Ticão também agradeceu ao governador pela escolas técnicas na região e a construção da USP na Zona Leste. Alckmin disse que, quando o padre falou sobre a possibilidade de se construir um campus na região, ele ficou em dúvida. ‘Hoje eu tenho orgulho. O início da primeira fase das obras será agora no meio do ano e os 12 novos cursos começarão em março do ano que vem’, salientou o governador.

Alckmin destacou a importância de dois cursos da USP – Leste: Obstetrícia e Geriatria. Ele falou que ficou impressionado quando visitou o Amparo Maternal, que realiza 1.300 partos por mês e apenas 14% deles através de cesarianas. ‘Perguntei ao diretor clínico como conseguiam esse resultado e ele respondeu dizendo que médico é muito apressado e o primeiro parto normal precisa de paciência. Como temos obstetriz, é possível realizar o parto normal com calma.’ Em relação a Geriatria, Alckmin citou o aumento da expectativa de vida média da população. ‘Em 1950 as pessoas viviam, em média, 50 anos. Atualmente cerca de 75 anos e daqui a 40 anos muitos chegarão, com certeza, aos 100 anos e com qualidade de vida.’

Participaram também da festa da Pastoral da Moradia: Duarte Nogueira, secretário da Agricultura, Gabriel Chalita, secretário da Educação, Paulo Alexandre Pereira Barbosa, secretário-adjunto da Educação, Raul do Valle, presidente da CDHU, José Aníbal, padre Rosalvino, que abençoou o movimento, e Mário Covas Neto.

André Muniz