Alckmin participa da entrega do prêmio Prefeito Empreendedor 2003

Foram homenageados 87 prefeitos de todo o Estado de São Paulo

seg, 12/04/2004 - 22h24 | Do Portal do Governo


“São Paulo é a terra do empreendedorismo. Essa é a marca do nosso Estado”, disse o governador Geraldo Alckmin, na noite desta segunda-feira, dia 12, no Palácio dos Bandeirantes, durante a entrega do “Prêmio Prefeito Empreendedor Mário Covas”, promovido pelo Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP). No evento também foi lançado o livro “Prefeito Empreendedor – Guia Paulista 2003”, que relata as experiências de municípios que receberam a premiação em edições anteriores.

Sobre a importância das micro e pequenas empresas, Alckmin afirmou que o é o início dos grandes empreendimentos. “Precisamos mudar a cultura. Devemos estimular as crianças e os jovens a atividade empreendedora”, comentou.

A premiação é de âmbito nacional e existe desde 2001, com o objetivo de incentivar e estimular ações empreendedoras das prefeituras que apóiam o desenvolvimento econômico por meio do investimento nos pequenos negócios. Para essa edição, se inscreveram 872 municípios brasileiros, sendo 166 prefeituras paulistas, número 200% superior a 2001.

Os seis melhores projetos foram das cidades de São José dos Campos, Santa Fé do Sul, Batatais, Cesário Lange, Novo Horizonte e Embu.

Os municípios de São José dos Campos, Santa Fé do Sul e Batatais estarão representando o Estado de São Paulo na etapa nacional, prevista para o início do mês de maio, em Brasília.

Das 166 prefeituras paulistas inscritas, 87 receberam o Selo Prefeito Empreendedor. Para os primeiros 32 municípios foi oferecido o curso “Sebrae Ideal”, destinado a representantes políticos e da sociedade civil, e ao demais 55 municípios, o curso “Programa Liderar”, que objetiva estimular o desenvolvimento de lideranças com perfil ético para a promoção de ações de transformação da sociedade. Para as 79 prefeituras restantes, o Sebrae ofereceu o curso “Planejamento Estratégico”.

Alckmin informou que o Programa Banco do Povo Paulista já realizou empréstimos de mais de R$ 160 milhões, ressaltando que a inadimplência é menos de 2%. Também lembrou que o Programa Simples foi ampliado em 2003, beneficiando 558 mil micro e pequenas empresas do Estado. O governador encerrou seu discurso parabenizando o Sebrae-SP pela iniciativa.

Participaram do evento secretários estaduais, prefeitos e demais autoridades.

Ações do Estado para Micro e Pequenas Empresas

Entre vários programas de incentivos do Governo paulista à micro e pequenas empresas, destacam-se os de Arranjos Produtivos Organizados, Programa de Inovação Tecnológica das Pequenas Empresas, Banco do Povo Paulista, Programa de Microcrédito, Programa de Auto-Emprego, Simples Paulista, Simplificação das Obrigações Tributárias Acessórias, Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), Crédito Empresarial Nossa Caixa, Empresas de Autogestão e Programa de Compras Governamentais.

Macedo Júnior