Alckmin participa da entrega do Prêmio ‘Franco Montoro’

Lançado no ano passado, o objetivo é premiar projetos relevantes, desenvolvidos pelos Consegs

sáb, 15/11/2003 - 22h22 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou na noite deste sábado, dia 15, feriado da Proclamação da República, da entrega do Prêmio ‘Franco Montoro’, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança – Consegs, da Secretaria da Segurança Pública.

Lançado no ano passado, o objetivo é premiar projetos relevantes, desenvolvidos pelos Consegs. Todos os líderes das Polícias Civil e Militar e da comunidade de cada região do Estado puderam indicar um projeto desenvolvido em sua área.

Alckmin destacou a importância da organização do chamado terceiro setor. ‘Não é nem governo, nem iniciativa privada, mas sim a sociedade civil buscando construir um mundo melhor. É um bom caminho unir esforços em torno de uma área tão estratégica, que é a segurança pública e quem ganha com isso é a Polícia que estando mais perto e conhecendo mais a comunidade, trabalha melhor e o povo que confia mais na instituição”.

Ele elogiou o Consegs de Barueri que foi o destaque da noite pelo projeto de desarmamento infantil. ‘As crianças trocam as armas de brinquedo por revistas infantis e a Secretaria da Segurança Pública aproveitando a idéia criou uma espécie de anistia para as pessoas que quiserem entregar suas armas. Elas ligam e a Polícia Militar vai na casa da pessoa, pega e destrói a arma’, explicou o governador.

Para o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro as ações dos Consegs são simples, mas colocam a comunidade e a Polícia em constante contato. ‘ Os policiais tem aceitado o desafio de dividir com a comunidade seus anseios, alegrias e tristezas’. Agradeceu os 130 mil homens e mulheres da corporação e também a população que faz parte desse trabalho. ‘Esses voluntários dedicam seu tempo, suas horas de lazer para esse conselho, sem ganhar nenhuma remuneração’.

Dos projetos encaminhados, quinze foram selecionados por uma Comissão Julgadora composta por representante da Coordenadoria Estadual para Assuntos dos Consegs, da Polícia Estadual, e de conselhos que prestaram relevantes serviços em suas áreas, de centros de excelência acadêmica e de entidades notórias por seu trabalho.

O governador elogiou o idealizador dos Consegs, o falecido governador Franco Montoro pela atitude de coragem. ‘Sou um fã do governador Montoro. Um homem de visão, um estadista, preocupado com o bem comum sempre pensado em melhorar a sociedade’.

Na Capital, os Consegs premiados foram: Bom Retiro, Heliópolis, Água Fria, Belém, Morumbi, São Mateus e Jardim São Luiz. Na Grande São Paulo foi premiado o Consegs de Diadema/Vila São José. No Interior, ganharam o prêmio os Consegs de Bauru/Centro-Sul, Taubaté, Nazaré Paulista, São Joaquim da Barra, Mongaguá, Itapeva e Barueri.

Projetos Premiados

-Projeto Desarmamento Infantil – Conseg de Barueri
-Projeto Breno Rossi – Conseg São Mateus
-Projeto ‘Mãe’ – Conseg Água Fria
-Projeto Pinderê – Conseg Jardim São Luiz
-Blitz Solidária – Ação Comunitária – Conseg Taubaté
-Campanha de Identificação de Crianças e Adolescentes do Ensino Médio e Fundamental -Conseg Mongaguá
-Projeto de Segurança com Vigilantes de Rua – Conseg Morumbi
-Policiamento Ciclístico da PM / Reforma do Distrito Policial – Conseg Bom Retiro.
-Natal Solidário – Conseg Vila São José/Diadema
-Banco de Dados Digital e Retrato Falado – Conseg Centro-Sul/Bauru
-Vizinho Solidário – Conseg Belém
-Agentes Multiplicadores – Conseg Itapeva
-Formação de Craques do Futuro – Conseg Heliópolis
-Integração ComunitáriaConseg de Nazaré Paulista
-Numeração de Casas – Conseg de São Joaquim da Barra

Carlos Prado