Alckmin participa da Conferência da CNBB em Indaiatuba

Governador falou sobre programa estadual para economizar água

qua, 02/06/2004 - 19h07 | Do Portal do Governo


A necessidade de economizar água, trabalho de conscientização que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, foi um dos temas apresentados pelo governador Geraldo Alckmin que, nesta quarta-feira, dia 2, participou da 67ª Assembléia dos Bispos da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que ocorre anualmente em Indaiatuba, na região de Campinas.

Dom Nelson Westrupp, membro do Conselho Permanente da CNBB, lembrou que a Campanha da Fraternidade desse ano, lançada na Quaresma, tem como tema “Água Fonte de Vida”. “A água é tão necessária para os seres humanos como o alimento, o ar e a luz, disse. Ele informou que esse assunto está sendo debatido nas comunidades eclesiais da igreja católica e pela sociedade. “Por isso, a nossa expectativa é que o tema venha de encontro com que estamos vivenciando. O objetivo dessa parceria entre a igreja e o Estado é defender os elementos que sustentam a vida”.

O governador Geraldo Alckmin falou sobre o trabalho que o Estado vem realizando para recuperar o Rio Tietê e destacou o Programa do Uso Racional da Água, pelo qual são concedidos bônus para consumidores que economizarem 20% nos gastos mensais. Ao elogiar a população pela resposta positiva que vem sendo dada à campanha, o governador informou que mais da metade dos moradores da Grande São Paulo já conseguiram atingir a meta. “Não estamos punindo ou cobrando mais caro. Estamos estimulando com o bônus àqueles que reduzirem seu consumo”.

Alckmin explicou que o Brasil possui um enorme potencial de recursos hídricos que nem sempre beneficia a população. “Na Região Metropolitana de São Paulo, onde vivem 18 milhões de pessoas, por exemplo, estamos a mais de 700 metros de altitude, e a água é quase inexistente”. O Sistema Cantareira responde por 55% da água de São Paulo, mas está com a sua capacidade baixa, com apenas 21,4%, devido à escassez de chuva no local. Alckmin disse ainda que contornar a situação, o Governo está estudando possibilidades para aumentar a captação de água para São Paulo.

Valéria Cintra/M.J.