Alckmin participa da comemoração dos 80 mil jovens beneficiados pelo Programa Ação Jovem

Objetivo do programa é incentivar os jovens a concluírem os estudos

dom, 02/10/2005 - 13h46 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin comemorou neste domingo, dia 2, a marca dos 80 mil jovens beneficiados pelo programa Ação Jovem, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS).

Durante o evento, foram consolidadas as parcerias firmadas entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo, acordos fundamentais para atingir o número expressivo de estudantes atendidos pelo programa.

“O objetivo do programa é incentivar os jovens a concluírem seus estudos”, comentou o governador. Para isso é disponibilizada, por meio de cartão magnético operado pelo Banco Nossa Caixa, uma bolsa-auxílio de R$ 60,00 mensais durante um ano, renovável por igual período mediante a permanência na escola.

O Ação Jovem, um dos 47 programas estratégicos do Governo de São Paulo, foi criado em junho de 2004 pela SEADS para beneficiar jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, com ensino fundamental ou médio incompletos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, priorizando aqueles pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

Com uma meta inicial para 2005 de 25 mil alunos beneficiados, o Governo Estadual comemora a marca de 80 mil alunos beneficiados, faltando mais de três meses para o término do ano. “Pretendemos, até janeiro de 2006, chegar a 100 mil alunos beneficiados, entre alunos do ensino regular, técnico e supletivos oferecidos pelo Ensino de Jovens e Adultos (EJA’s)”, afirmou o Alckmin.

A estudante da 6ª série do ensino fundamental, Ana Paula Lima Pereira, 23 anos, disse estar satisfeita com a ajuda do Governo. “Com esse dinheiro posso comprar meu material escolar”, comentou. Ela também lembrou que muitas vezes faltava à escola porque não tinha o dinheiro da condução. “Depois do benefício, nunca mais perdi nenhuma aula”, destacou.

No Estado, já são 314 municípios atendidos diretamente pelo Ação Jovem. Até o final do ano, todas as cidades de São Paulo serão contempladas com vagas no programa. Também foram firmadas parcerias com 17 ONG’s da Capital, com o Centro Paula Souza, que coordena as Escolas Técnicas do Estado, e com a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem).

Com a consolidação da parceria entre SEADS e Secretaria de Estado da Educação, foram disponibilizadas 66 mil vagas no Ação Jovem para estudantes matriculados de 5ª a 8ª séries nas EJA’s estaduais. Neste caso, o cadastramento é feito pelo próprio aluno no site www.ajovemeduc.sp.gov.br.

Já a parceria envolvendo SEADS e Prefeitura de São Paulo totaliza 54 mil vagas abertas no programa. Destas, 37 mil já foram preenchidas com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação, que cadastrou estudantes de 1ª a 4ª séries das EJA’s da Capital. As outras vagas serão preenchidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que incluirá alunos da rede pública que preencherem os critérios de seleção do Ação Jovem.

Alckmin autorizou ainda em parceria com a Prefeitura de São Paulo para a instalação de 10 pontes metálicas na cidade, sendo 6 pontes em Guaianazes e 4 em Capela do Socorro, no valor total de R$ 768 mil.

Participaram também do evento o prefeito de São Paulo, José Serra, os secretários estaduais Gabriel Chalita (Educação) e Maria Helena Guimarães de Castro (Assistência e Desenvolvimento Social, e demais autoridades.

Macedo Júnior