Alckmin participa da comemoração dos 75 anos do Grupo Ecil

Grupo atua nas áreas de temperatura industrial, siderurgias e fundições, além de energia e telecomunicações

sex, 19/11/2004 - 17h05 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, dia 19, das comemorações dos 75 anos de fundação do Grupo Ecil, no Buffet Rosa Rosarum, no bairro de Pinheiros. O Grupo, dirigido por Nelson Peixoto Freire, atua nas áreas de temperatura industrial, siderurgias e fundições, além de energia e telecomunicações. Em seu discurso, Alckmin disse que o Governo não gera trabalho para ninguém, ao contrário, retira recursos da sociedade. “As empresas, os empreendedores é que geram trabalho e renda, fazem a economia crescer. A tarefa do Governo é dar as melhores condições possíveis para que as empresas possam crescer e como a Ecil, se rejuvenescer permanentemente”.

Sediado no município de Piedade, região de Sorocaba, desde 1976, o Grupo Ecil também conta com unidades em Barueri, região Metropolitana da Capital, e Minas Gerais. Com faturamento anual de R$ 70 milhões, conta com mais de 350 colaboradores e exporta para toda a América do Sul, Estados Unidos, Europa e Japão. A Ecil projeta para este ano um crescimento de 20%, graças a investimentos realizados nos últimos dois anos, que dobraram a capacidade instalada.

Diante de um público composto de empresários e dirigentes de entidades como Cláudio Vaz, presidente do CIESP, e Carlos Eduardo Moreira Ferreira, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Alckmin destacou a trajetória “longa e bonita de uma empresa que nasceu sob a égide do desafio, num ano dramático da economia mundial, em 1929”.

Fundada nesse ano no Rio de Janeiro, como Empresa Comercial e Importadora Limitada, a ECIL atou como importadora no Brasil até 1963, quando iniciou a fabricação de material ferroviário. A partir de então, a empresa transformou-se em grupo industrial com forte atuação no setor siderúrgico.