Alckmin participa da comemoração do 40º aniversário do Parlatino

Governador foi condecorado com a medalha Grande Colar, o mais alto grau da honraria

sex, 10/12/2004 - 13h54 | Do Portal do Governo


Ao participar das comemorações dos 40 anos da Fundação do Parlamento Latino-Americano, nesta sexta-feira, dia 10, realizada no Memorial da América Latina, o governador Geraldo Alckmin ressaltou que a integração é essencial para o desenvolvimento e democracia da região.

Exemplificou que a Argentina é o segundo parceiro no comércio exterior do Estado, sendo o primeiro os Estados Unidos. “É muito importante nós fortalecermos a união latino-americana. O mundo, antigamente era bipolar, com os Estados Unidos e a União Soviética. Depois, se imaginava o mundo unipolar, com a hegemonia norte-americana e o que vemos é um mundo multipolar”.

Alckmin ressaltou que São Paulo sente-se honrado em sediar o Parlatino. Comentou também sobre a necessidade de se trabalhar a integração cultural; e observou que a língua espanhola é hoje uma das mais procuradas, tanto pelos estudantes quanto por diversos profissionais.

Para ele, as negociações do Estado com os países da América Latina estão caminhando, tanto no comércio exterior quanto em termos de infra-estrutura. Como exemplo, citou que a construção da hidrovia-Tietê Paraná – com 2.400 quilômetros de extensão-, que parte de Pederneiras (região Central do Estado) até Buenos Aires, na Argentina.

Disse ainda que há mais linhas de avião de Buenos Aires até São Paulo do que da capital portenha para qualquer outra cidade da Argentina. “Se olharmos há 50 anos, tínhamos países vizinhos de costas um para outro, com animosidade. Hoje, estamos procurando superar estas dificuldades, ter uma complementariedade econômica entre os nossos países e trabalharmos unidos no sentido de competir numa economia globalizada”.

Presidente do Parlatino desde 2002, o deputado federal Ney Lopes (PFL-RN) ressaltou que as soluções para os países latino-americanos não nascem em gabinetes dos economistas, nem de matemáticos, mas sim do consenso político e da capacidade que os políticos têm em superar as divergências, transformando-as em um ponto de vista comum.

Alckmin é condecorado

Durante a solenidade dos 40º Aniversário de Fundação do Parlamento Latino-Americano, Alckmin recebeu o Grande Colar, o mais alto grau da honraria da Ordem do Mérito Latino-Americano, concedida pela primeira vez pelo Parlatino a uma autoridade. A condecoração ao governador foi um gesto de reconhecimento ao seu apoio à manutenção das atividades do Parlatino. Além do governador, outras autoridades foram agraciadas, como o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha. Durante a solenidade, os homenageados fizeram um juramento.

Formação do Parlatino

O Parlamento Latino-Americano (Parlatino) foi fundado durante uma assembléia realizada em dezembro de 1964 em Lima, no Peru. Inicialmente, foi constituído por 14 países e hoje conta com 22 países-membros: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Entre seus objetivos estão estimular o desenvolvimento econômico e social da comunidade latino-americana, defender o fortalecimento dos Parlamentos da América para assegurar a vida constitucional e democrática dos Estados.

Valéria Cintra