Alckmin participa da cerimônia japonesa do Daruma no bairro da Liberdade

Governador visitará o Japão nos próximos meses para assinar financiamento para obras de saneamento

sáb, 14/02/2004 - 16h40 | Do Portal do Governo


Na tarde deste sábado, dia 14, o governador Geraldo Alckmin esteve no bairro da Liberdade, na Capital, onde participou da cerimônia do Daruma, na sede da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade. Ele também percorreu a feira e as lojas típicas do bairro.

O governador lembrou que em 2002 esteve na Associação para pintar um olho do Daruma e que hoje retornou para pintar o outro. ‘O ser humano é mais rápido para pedir do que para agradecer, mas tenho a alegria de estar de volta, pintando o segundo olho do Daruma’, disse. E destacou a importância dessa tradição, que valoriza os princípios éticos.

Alckmin disse que o Governo japonês é um dos bons parceiros do Estado de São Paulo. Um exemplo dessa parceria é a obra de aprofundamento da calha do Rio Tietê, que será concluída neste ano e conta com financiamento do JBIC (Japan Bank for International Cooperation). ‘Com a obra ainda pela metade, o Rio Tietê não sai da calha pelo segundo ano consecutivo’, lembrou.

Ele informou que irá ao Japão, nos próximos meses, para assinar um contrato de financiamento no valor de R$ 1 bilhão (sendo 50% do JBIC e 50% do Estado), voltado à obras de coleta e tratamento de esgoto na Baixada Santista, que vão melhorar a vida de grande parcela da população do litoral.

O presidente da Associação, Hirofumi Ikesaki, saudou a visita do governador. ‘Hoje é um dia especial por estarmos recebendo o governador Geraldo Alckmin, que é uma pessoa que valoriza a cultura oriental.’ Disse ainda que o bairro da Liberdade é referência para o turismo na cidade e no Brasil, e pediu o apoio do Governo paulista para a organização das festividades do centenário da imigração japonesa no Brasil, a ser comemorado em 2008.

Também estavam presentes o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho; o vereador William Wu; o deputado federal Paulo Kobayashi, o deputado estadual Edson Aparecido e representantes de entidades ligadas às comunidades orientais.

Tradição milenar

A cerimônia do Daruma consiste na pintura dos olhos de um boneco que representa Bodhidharma, um monge da Índia que fundou o Zen Budismo na China. A lenda diz que ele atingiu a ‘iluminação’ budista após meditar por nove anos, período em permaneceu sem mover ou fechar os olhos. O nome Daruma foi dado pelos japoneses (vem da pronúncia de Dharma).

O Daruma-san geralmente é feito de madeira e é representado como uma figura arredondada, com corpo vermelho, sem braços e pernas. Seus olhos não têm pupilas. As pessoas usam os bonecos para fazerem pedidos.

Ao segurar o Daruma-san, a pessoa deve primeiro pintar o olho esquerdo do boneco enquanto faz um pedido. Depois, deve pintar o olho direito quando o desejo for realizado. Na seqüência, deve levá-lo a um templo ou santuário budista como uma oferenda. Devido à sua história, o Daruma tornou-se um símbolo para a realização de um desejo particular. Sua mensagem é de ser persistente mesmo nas horas difíceis.

Valéria Cintra / Macedo Júnior