Alckmin participa da cerimônia em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra

Durante o evento foram entregues medalhas do Mérito Cívico Afrobrasileiro

sex, 21/11/2003 - 23h27 | Do Portal do Governo


‘Estamos avançando para resgatar uma grande dívida que o Brasil tem com a raça negra e para juntos trabalharmos essas conquistas’, disse o governador Geraldo Alckmin ao participar das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, na noite desta sexta-feira, dia 21, no Palácio dos Bandeirantes. O governador e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, participaram do evento que é uma homenagem aos 308 anos da morte de Zumbi, o mais famoso líder dos Palmares, morto em uma emboscada em 1695.

Na cerimônia, promovida pela Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras), foram entregues 21 Medalhas do Mérito Cívico Afrobrasileiro. Em formato de esfera, com a efígie de Zumbi dos Palmares em relevo sobre um fundo com o mapa da rota dos escravos, a medalha foi criada para homenagear pessoas que tenham contribuído para a elevação moral e inserção social dos negros paulistas e brasileiros. Entre os condecorados estavam dois ministros do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa Gomes e César Petruzzi. O governador, que já foi agraciado com a mais elevada condecoração da Afrobras – a Ordem Memória e Alma de Zumbi dos Palmares, é presidente de honra da Comissão de Outorga das medalhas que foram entregues.

Alckmin lembrou das Ações Afirmativas para Afrodescendentes implantadas pelo Governo do Estado. ‘São medidas nas áreas da educação, saúde, cultura, titulação de terras para comunidades qulombolas e além disso cedemos o Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Ibirapuera, à Prefeitura de São Paulo, para a instalação do Museu Afro-Brasil’, explicou o governador.

O Estado também conta com ações, como a primeira biblioteca comunitária em comunidade quilombola do Brasil, instalada em Eldorado, na comunidade São Pedro; e a assinatura de protocolo de intenções com seis municípios para a construção de 630 moradias quilombolas, entre outros.

Além disso, vítimas de discriminação racial também ganharam, em julho de 2000, direito a assistência jurídica gratuita, por um convênio assinado entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Instituto do Negro Padre Batista. ‘Foi luta no passado e luta no presente da raça negra e essas conquistas são muito significativas’, disse Alckmin.

Faculdade Zumbi dos Palmares

Com apoio de empresas privadas, a Afrobras coloca em operação no próximo ano em São Paulo, a Faculdade de Administração Zumbi dos Palmares, com o objetivo de atender a população negra menos favorecida economicamente no ensino superior do país. Alckmin lembrou que trata-se da única universidade da América Latina com este perfil. ‘São Paulo que é a terra do talento, da tecnologia e do conhecimento se sente muito honrada com essa semente plantada aqui’.

Carlos Prado / Cíntia Cury