Alckmin participa da cerimônia de seminário sobre segurança pública em Jundiaí

Resultados serão enviados para o Congresso Nacional

qui, 30/08/2001 - 15h29 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou na manhã desta quinta-feira, dia 30, em Jundiaí, da abertura do seminário Município e Segurança Pública, organizado pela Prefeitura local com a colaboração do Instituto São Paulo Contra a Violência. Ao final do evento, será elaborado um documento intitulado Carta de Jundiaí, a ser encaminhado ao Congresso Nacional para que os parlamentares tomem conhecimento das propostas dos prefeitos paulistas com relação à segurança pública e o papel dos municípios.

Alckmin elogiou a iniciativa dizendo que hoje a violência e a segurança pública são umas das maiores preocupações da sociedade. “A segurança é responsabilidade do Governo, porém, a violência tem vários fatores. Nós precisamos agir nas causas da violência, senão ficaremos enxugando gelo, por isso a solução envolve o Governo e a sociedade”, observou.

Destacando a importância da participação das prefeituras nessas questões, o governador disse que a segurança não se restringe aos limites dos municípios e que extrapola as fronteiras de uma cidade. “Não podemos nos dar ao luxo de não termos a participação efetiva dos municípios”. Completou afirmando que os resultados desse seminário terão de ser ouvidos e debatidos sem preconceitos. O governador lembrou que a eficiência da Polícia vem aumentando. “Em 1995 tínhamos 55 mil presos no Estado, hoje esse número é de 96,4 mil”. Disse ainda que os índices de várias modalidades de crime vêm caindo e que os policiais trabalham bem melhor equipados, com novas viaturas, coletes à prova de bala e equipamentos de informática.

Segundo o presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, Eduardo Ribeiro Capobianco, existe dificuldade de se diminuírem os índices de violência no Estado por isso é necessária a participação de todos os cidadãos e de todos os níveis de governo, observando que a violência também vem crescendo nos países de primeiro mundo. Ele destacou ainda o esforço do Governo paulista que realizou grandes investimentos em equipamentos para as polícias Civil e Militar.

Durante o evento, Alckmin entregou uma viatura de resgate para o Corpo de Bombeiros de Jundiaí.