Alckmin participa da cerimônia de posse do novo Procurador Geral da Justiça

Rodrigo César Rebello Pinho ocupará o cargo até 2006, substituindo Luiz Antônio Guimarães Marrey

ter, 13/04/2004 - 21h00 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, dia 13, na Faculdade de Direito da USP, da cerimônia de posse do novo Procurador Geral da Justiça, Rodrigo César Rebello Pinho. O procurador ocupará o cargo no biênio 2004/2006, substituindo Luiz Antônio Guimarães Marrey.

Alckmin lembrou que o Ministério Público (MP) é uma outra instância de poder resultado de um avanço da Constituição de 1988. ‘A sociedade não pode ficar dependendo das virtudes de governantes, precisa ter instrumentos de controle do Estado e do dinheiro público e quem ganha força com isso é a sociedade organizada, é o povo’, disse o governador. Ele destacou que o MP exerce esse papel de forma muito significativa e corrigindo eventuais abusos.

O governador comentou também sobre o possível controle do MP discutido pelo Governo Federal. Alckmin disse ser favorável, desde que não haja interferência nas decisões, nem do MP e nem do Poder Judiciário. ‘É fundamental para a sociedade ter instâncias de defesa da sociedade’, observou.

O novo procurador é professor de Direito Constitucional e formou-se pela Faculdade de Direito da USP. Atuou também como secretário-executivo na Procuradoria de Justiça e no Conselho Superior do Ministério Público.

Rebello rebateu algumas críticas na atuação do MP, dizendo que há incompreensão no papel da instituição e que a resposta tem de ser de firmeza e continuidade de defesa do interesse público. ‘O MP não é uma corregedoria da administração municipal, mas sempre que verificado casos de ilegalidade e improbidade, a lei nos autoriza a continuar exercendo a defesa da cidadania’, explicou.

Carlos Prado